Ceará negocia mais de mil imóveis públicos; valor contábil supera R$ 23 bi
Equipamentos como o autódromo do Eusébio e sede da cavalaria estão disponíveis para recebimento de propostas
09:19 | Set. 08, 2023
O Ceará está com mais de mil imóveis públicos disponíveis para recebimento de propostas para algum tipo de negócio. De acordo com o Balanço Geral do Estado (BGE) do ano de 2022, o valor contábil é superior a R$ 23 bilhões.
A Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearaPar), que atua como catalizadora desse desenvolvimento imobiliário, recebeu, nessa semana, no Museu da Imagem e do Som (MIS), representantes do mercado imobiliário e investidores, além de secretários de estado e outras autoridades, para apresentar o novo modelo de negócios com imóveis públicos adotados pelo Estado.
As possibilidades de negócios vão além das operações diretas como compra, aluguel, permuta e chegam a outros formatos, como a construção específica para um fim, a venda com arrendamento de longo prazo e a possibilidade de parcerias com o setor privado.
Neste momento os imóveis não tem valor pré-estabelecido. Ao fazer a proposta, o interessado deve anexar um laudo técnico de avaliação. Os documentos juntados serão analisados de forma a avaliar o interesse do estado em colocar ou não aquele imóvel para leilão.
Segundo Carlos Eduardo Marino, presidente da CearaPar, o novo modelo de gestão de imóveis públicos do Ceará está apoiado em um arcabouço legal que vem sendo construído desde 2021, quando foi instituído o órgão, colocando a possibilidade de qualquer interessado apresentar propostas para o Governo.
"Até bem pouco tempo atrás, era o Governo que iniciava um leilão oferecendo um imóvel nas condições e valores julgados oportunos pelo setor público. A situação agora é o inverso: o setor privado apresenta uma proposta que pode levar aquele imóvel a leilão. Essa proposta pode ainda oferecer outro tipo de negócio a ser avaliado pelo Governo como pertinente ou não", explicou.
O gestor enfatizou ainda que o objetivo da CearaPar não é somente a alienação ou a venda de imóveis, mas mobilizar os ativos públicos de modo que eles gerem receita e também retornos econômicos e sociais.
Veja abaixo alguns imóveis operacionais que estão em destaque para recebimento de propostas.
- Autódromo Internacional Virgílio Távora (Eusébio)
- Sede da Cavalaria (Fortaleza)
- Prédio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Fortaleza)
- Centro Administrativo Bárbara de Alencar (Fortaleza)
- Parque de Exposição Governador César Cals - EXPOECE (Fortaleza)
- Procuradoria Geral de Justiça (Fortaleza)
Detalhes sobre os imóveis estão disponíveis no site da CearaPar.