Lideranças do Ceará tentam captar parcerias para curso de IA em Israel

Grupo de 24 pessoas reúne nomes do governo e da iniciativa privada na missão que cumpre agenda no país asiático

Lideranças cearenses, do governo e do setor privado, estão em Israel para captar um curso de pós-graduação em Inteligência Artificial (IA), com o objetivo de desenvolver os negócios locais. O grupo deve ser recebido por representantes de universidades do País, a fim de gerar intercâmbio de conhecimento e cooperação.

Segundo o presidente do Centro de Industrial do Ceará (CIC), Marcos Soares, a indústria está muito receptiva para um curso nesses moldes. "Queremos ministrar para o empresariado, para que ele entenda o papel da Inteligência Artificial dentro da sua indústria. É possível, não somente melhorar os processos, mas também os produtos.”

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Além da IA, ele argumenta que há interesse em se aproximar de empresas israelenses, buscando desenvolver joint-ventures com companhias cearenses, especialmente no segmento da saúde.

“Estamos levando a planta do Polo Industrial e Tecnológico de Saúde (PITS) no Eusébio. Se tiverem interesse, mostrarei a Fiocruz, uma instituição de ensino referência na América Latina. Vamos abrir o leque de oportunidades”, ressaltou o empresário.

Sampaio Filho, diretor de Inovação da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), comenta que o Estado avançou com esforços, com instituições empresariais, públicas, sociedade civil e universidades capitaneando processos.

“A imersão em Israel vem para contribuir com o ecossistema de inovação no Ceará. Fortalece no sentido de termos laços com o País e assim desenvolver aqui o know-how que eles possuem. Vamos buscar parcerias e tecnologias para aperfeiçoar o desenvolvimento das nossas indústrias”, pontua.

De acordo com o CEO da empresa de consultoria Trainer DG, Carlos Matos, há uma articulação para se fazer esse quer será o primeiro curso oferecido no mercado cearense.

“A IA vai ser usada no mundo inteiro e deverá assumir diversos processos. O Ceará precisa largar na frente. Comemoramos vitórias, mas é preciso ir além. A virada se dá com a maior participação na economia e também cooperando com centros avançados, como é o caso de Israel”, esclarece, lembrando que o Ceará é o 6º parque de conhecimento do País.

Matos ainda reforça a importância de se ter produtos inovadores, assim como um matriz econômica, seja no agronegócio ou na indústria de transformação.

"Se for introduzido esse conceito, vamos gerar milhares de empregos e dar a segurança para que esses setores sejam mais competitivos.”


Integrantes da missão

 

O grupo cearense é composto por 24 pessoas. São elas: os empresários Bruno Girão, sócio e CEO da Alvoar, e David Girão, diretor da mesma empresa; Amílcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec); Fábio Régis, sócio e CEO do Sítio Barreiras; Marcos Lima, CEO da Integral Mix; Francisco Baltazar, fruticultor; Raimundo César, presidente da Federação das Associações de Produtores do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi (Fapija); Airton Júnior, CEO do Grupo Distrimédia; Daniel Busgaid, CEO da DB Guindastes; José Climar Andrade, sócio e diretor do Êxito Supermercados.

Representando a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), dois executivos: Sampaio Filho, diretor de Inovação, e Marcos Soares, presidente do CIC. O deputado estadual Danniel Oliveira (MDB) representa a Assembleia Legislativa.

Os secretários executivos do Agronegócio, Sílvio Carlos Ribeiro, e do Comércio, Serviços e Inovação, Fábio Feijó, assim como o presidente da Funcap, Raimundo Costa Filho, representam o Governo do Estado. Já as instituições acadêmicas estão representadas pela vice-reitora da Universidade Federal do Ceará, doutora Diana Azevedo, e pelo vice-reitor do IFCE, professor Ivan Holanda. A consultoria de viagem da missão é da Wee Travel.

 

 

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

empresas Israel missão UFC IA pós-graduação cooperação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar