Voos de Fortaleza para Holanda pela KLM não tem previsão de retorno em 2023

Empresa aérea holandesa alega falta de frota disponível para retomar a frequência. Governo vai insistir na negociação em 2024

17:10 | Ago. 19, 2023

Por: Samuel Pimentel
Aeronave da KLM de Fortaleza quando voava direto para Amsterdã, na Holanda (foto: MATEUS DANTAS, em 21/2/2019)

A retomada dos voos diretos entre Fortaleza e Amsterdã, na Holanda, não devem acontecer em 2023 e não existe qualquer previsão concreta de que esse retorno ocorra. Apesar das negativas, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) segue buscando negociar com a empresa KLM para que a frequência volte.

Os voos internacionais diretos para a Holanda foram suspensos no período da pandemia. Desde que mercado aéreo passou a ter maior demanda com o alívio das restrições impostas pela covid, a demanda foi retornando, mas os voos não seguiram o mesmo ritmo.

Ainda assim, outras frequências internacionais que eram fixas no Aeroporto Internacional Pinto Martins já retornaram, caso dos voos para destinos como Buenos Aires, na Argentina, Miami, nos Estados Unidos, e Paris, na França.

No entanto, apesar da insistência do Governo do Ceará, por meio da Setur, em buscar um acordo para que a KLM confirme a volta dos voos, a confirmação não veio.

+ Com menos rotas, Fortaleza retoma ritmo de voos

Ao O POVO, a Setur informou que a KLM diz que não possuir frota de aeronave disponível para o trecho.

"Esse ano, operacionalmente, a companhia afirma não ter equipamentos que os possibilitem a retomada. Vale ressaltar que essa operação foi interrompida em virtude da pandemia, mas o Governo do Ceará segue buscando o retorno, bem como a ampliação da malha aérea estadual", afirma a titular da pasta, Irwana Albuquerque.

Com essa negativa e o atual cenário, as conversas devem prosseguir apenas em 2024. No entanto, não há qualquer sinalização da KLM de que retomarão a frequência para a capital cearense.

6 dicas infalíveis na hora de comprar passagens aéreas

Mais notícias de Economia