Saiu a lista das maiores varejistas do Brasil; veja quais

Estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) que as 300 maiores empresas varejistas do País faturaram juntas R$ 1,046 trilhão em 2022

As 300 maiores empresas varejistas do País faturaram juntas R$ 1,046 trilhão em 2022. Alta de 19,9% em relação sobre o ano anterior. Os dados são de levantamento divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Veja abaixo quais empresas lideram o ranking. 

O estudo, que usa como base dados de faturamento referentes ao ano de 2022, 173 companhias faturaram mais do que R$ 1 bilhão. O número é considerado recorde, com um acréscimo de 17 empresas em relação ao ano anterior.

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Dos nove anos em que a pesquisa é realizada, essa é a segunda vez que mais da metade das varejistas que integram o ranking ultrapassam a marca bilionária em seu faturamento.

Veja o ranking das 10 maiores varejistas do Brasil:

  • Grupo Carrefour Brasil: R$ 108 bilhões 
  • Assaí: R$ 59,7 bilhões
  • Magazine Luiza: R$ 44,7 bilhões
  • Via: R$ 39 bilhões
  • Americanas: R$ 34,4 bilhões
  • Raia Drogasil: R$ 30,9 bilhões
  • Grupo Boticário: R$ 23,6 bilhões
  • Natura&Co R$ 20,7 bilhões
  • Grupo Mateus: R$ 20,4 bilhões
  • Grupo Pão de Açúcar: R$ 18,4 bilhões

Cearense na lista

A rede de farmácias cearense Pague Menos, que adquiriu a Extrafarma no ano passado, subiu uma posição no ranking, saindo da 20ª posição em 2021, para a 19º, em 2022. O faturamento é estimado em R$ 9,8 bilhões. A rede registrou avanço de 22% em vendas no período.

Outro destaque do estudo é o avanço das grandes cadeias regionais – sejam empresas familiares ou com fundos como sócios. Entre esses exemplos, aparecem a Usaflex (do setor de calçados) e a PetLove (produtos para animais domésticos), dos fundos Riverwood e Kamaroopin.

Também se destacam na lista companhias que atuam em áreas do Centro-Sul do país, como a Cassol (materiais de construção), cuja sede fica em São José (SC).

A rede Novo Mundo (cadeia de eletrônicos localizada em Goiânia, coração do agronegócio brasileiro) teve crescimento de 12% em 2022, enquanto a Via, dona das Casas Bahia, praticamente ficou no zero a zero. O Magazine Luiza, por sua vez, avançou 5%.

Lojas físicas

De acordo com o estudo, em número de lojas físicas, o crescimento também foi significativo, embora o varejo seja cada vez mais digital.

No ano passado, a rede de lojas das 300 maiores companhias aumentou liquidamente 7,3%, com 4.259 novos pontos físicos entrando em operação. Quase 70% das companhias aumentaram o número de lojas em relação a 2021.

Das 300 companhias avaliadas pelo estudo, 221 contam com operação online - eram 162 em 2019, antes da pandemia. Terra observa que esses dados podem ser avaliados de várias formas, mas destaca que 80 dessas grandes companhias ainda não vendem pela internet, mesmo depois da pandemia.

Com Agência Estado

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