Governo diz que 85% das cargas do NE estão normalizadas

Já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que até às 12h30 desta terça-feira, 15, o suprimento de energia já foi normalizado em todas as capitais do Nordeste. No País, já foram recompostos 41% da carga da região Norte e 85% da região Nordeste

Em nota, a pasta informa ainda que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e em outras localidades do Nordeste"

Entenda o apagão

Uma "ocorrência de grande porte" foi a responsável pelo apagão que atingiu grande parte do Brasil na manhã desta terça-feira, 15. A falta de energia ocorreu em todas as regiões do País, começando aproximadamente às 8h30min.

Segundo comunicados emitidos por concessionárias de fornecimento de energia em vários estados, o Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável pela transmissão de eletricidade em todo o País, sofreu uma sobrecarga. O Esquema Nacional de Alívio de Carga (Erac), que bloqueia a transmissão para evitar maiores danos, foi acionado.

Por volta das 9h15min, a eletricidade começou a ser reestabelecida em diversos estados. No Ceará, a energia retornou aproximadamente às 9h30min.

Apagão no Brasil: energia volta às regiões Norte e Nordeste

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou no fim da manhã desta terça-feira, 15, que, segundo as últimas atualizações, grande parte das cargas nos Estados atingidos pelo apagão nesta terça já foi restabelecida.

Segundo os dados, até 10h45, haviam sido recompostos 30% das cargas da região Norte e 73% da região Nordeste.

Apagão no Brasil: energia volta no Sul e Sudeste

Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), as distribuidoras impactadas pelo apagão de energia elétrica seguem atuando em regime de contingência para restabelecer o fornecimento nas suas áreas de concessão.

De acordo com a entidade, o atendimento já foi normalizado na maior parte das localidades afetadas.

"Houve pelo menos 16 mil megawatts (MW) de interrupção de energia, e até às 10h09, já tinham sido recompostos 7 mil MW de carga, com restabelecimento nas regiões Sul e Sudeste", disse a Abradee.

Apagão no Brasil: o que aconteceu?

A informação sobre a "ocorrência de grande porte" foi fornecida pela Neoenergia, concessionária que atende 18 estados do País. A empresa afirmou que apenas o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por coordenar a distribuição de eletricidade do País, poderia pontuar as causas exatas da interrupção.

O Ministério de Minas e Energia (MME), com dados do ONS, emitiu nota sobre a ocorrência. Segundo o órgão, o problema começou às 8h31min, e ainda não se sabem as causas do apagão nacional.

O MME informou também que a eletricidade já começou a ser restabelecida. Dos 16 mil megawatts de carga cujo fornecimento foi interrompido, 6 mil já voltaram a atuar.

A Enel, concessionária do serviço elétrico no Ceará, também emitiu posicionamento sobre o assunto. A empresa pontuou que o Erac é ativado automaticamente "quando alguma ocorrência é identificada" no SIN, e que o fornecimento está sendo restabelecido conforme autorização do ONS.

Apagão no Brasil: Notas do Ministério das Minas e Energia na íntegra

10h51min

O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste.

Até às 10h22, estão recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente.

9h39min

O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Apagão no Brasil: Nota da Enel na íntegra

A Enel informa que registrou, nesta manhã, interrupção de parte da sua carga nos Estados do Rio, Ceará e São Paulo, devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).

A energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema. Esse procedimento acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional. O procedimento ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

apagão stor elétrico energia mme aneel video

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar