H2V: Pecém recebe primeira máquina da América Latina com capacidade de movimentar 130 toneladas

Equipamento foi adquirido pela Tecer Terminais, que opera do terminal cearense e se prepara para a movimentação do combustível

13:42 | Ago. 12, 2023

Por: Armando de Oliveira Lima
REACHSTACKER Supler Gloria vai atender o mercado de hidrogênio verde (foto: Divulgação/Tecer Terminais)

O Porto do Pecém recebeu a primeira máquina da América Latina capaz de movimentar 130 toneladas e destinada a atender o mercado de hidrogênio verde projetado para o terminal cearense. Máquina foi adquirida pela Tecer Terminais, que opera no terminal cearense.

Hoje, a Cipp SA, que administra o terminal, é alvo de 31 projetos relacionados ao combustível. Todos contam com um memorando de entendimento assinado entre os investidores e o governo do Ceará.

"O Porto do Pecém está em ritmo acelerado para receber o Hub de Hidrogênio Verde, que promete alavancar a reindustrialização do Brasil e precisa de maquinário específico. Com essa nova máquina em nossa frota, poderemos realizar operações de elevação complexas com segurança e eficiência", ressalta Carlos Alberto Nunes, gerente comercial da Tecer.

O equipamento

A nova máquina é do modelo reachstacker Supler Gloria de 130 toneladas e, de acordo com a empresa, "o maquinário é reconhecido por sua capacidade de lidar com operações complexas, atendendo às exigentes operações de içamento que a Tecer Terminais realiza diariamente".

O equipamento, segundo a descrição, proporciona maior flexibilidade para a movimentação de carga geral em comparação com a combinação padrão de caminhão e guindaste todo-o-terreno.

Competitividade

Alvo dos 31 investidores, o Ceará se destaca na corrida pela produção comercial de hidrogênio verde no Brasil. A articulação com a Zona de Processamento de Exportação do Ceará, subsidiária da Cipp SA, e a sociedade com o Porto de Roterdã fortalecem o potencial local.

O início do debate sobre o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do hub de H2V também é um estágio inédito entre os portos do Nordeste que miram esse novo mercado.

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