Ceará teve 4ª maior alta em vendas no varejo no primeiro semestre

Estado teve uma alta mais de cinco vezes maior do que o registrado no Brasil no período

O volume de vendas do comércio varejista no Ceará cresceu 7,1% entre janeiro e junho e registou a quarta maior alta do Brasil no primeiro semestre. O número coloca o Estado bem acima da média nacional, já que o Brasil cresceu apenas 1,3% no período.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que trouxe os dados do varejo relacionados a junho.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O Ceará apresentou crescimento em todos os recortes analisados no levantamento. No comparativo com o mês de maio, o crescimento foi de 0,9%, em relação a junho de 2022, houve aumento nas vendas de 6,7%, e no acumulado dos últimos 12 meses, 4,6% de aumento.

O setor de mercado foi o grande impulsionador para o crescimento das vendas do Ceará em 2023. Hipermercados e supermercados tiveram incremento de 14,2% na arrecadação, enquanto a alta no atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo foi de 21,7%.

Além deles, também registraram crescimento as vendas de combustíveis e lubrificantes (8,5%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,1%) e móveis e eletrodomésticos (2,9%).

Já os itens que tiveram maior queda no Ceará no volume de vendas no ano foi o setor de materiais de construção (-10,3%), de outros artigos para uso pessoal e doméstico (-8,1%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-4,2%).

O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, registrou uma alta de 4,5% no semestre.

Veja como as vendas oscilaram em cada setor do varejo no Ceará no primeiro semestre

  • Combustíveis e lubrificantes: 8,5%
  • Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios bebidas e fumo: 12,3%
  • Tecidos, vestuário e calçados: 0%
  • Móveis e eletrodomésticos: 2,9%
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: 4,1%
  • Livros, jornais, revistas e papelaria: -4,2%
  • Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação: -2,8%
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico: -8,1%
  • Veículos, motocicletas, partes e peças: -0,9%
  • Material de construção: -10,3%
  • Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo: 21,7%

PMC no Brasil

As vendas no comércio varejista recuaram 0,2% no segundo trimestre de 2023 ante o primeiro trimestre de 2023. Na comparação com o segundo trimestre de 2022, houve um avanço de 0,2% no volume vendido no segundo trimestre de 2023.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio e foram divulgados nesta quarta-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício, as vendas cresceram 1,7% no segundo trimestre de 2023 ante o primeiro trimestre de 2023.

Em relação ao segundo trimestre de 2022, as vendas do varejo ampliado aumentaram 4,6% no segundo trimestre de 2023.

Com Agência Estado

Veja como os supermercados fazem você gastar mais no Dei Valor

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

video pmc varejo mercado ibge

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar