Ceará já perdeu R$ 1,2 bilhão neste ano com redução de imposto, diz secretário
Fabrízio Gomes, titular da Sefaz, diz que apesar da baixa na arrecadação o Estado mantém as contas em equilíbrio
14:21 | Ago. 07, 2023
O Ceará já perdeu R$ 1,2 bilhão em arrecadação, neste ano, com os segmentos que tiveram redução de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.
A informação é do secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Fabrízio Gomes, em almoço na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-CE).
"A gente tem sofrido bastante com a queda que começou ainda no ano passado. Mas, posso garantir que hoje o Estado do Ceará tem as Finanças equilibradas."
Ele lembra esta diminuição tem um impacto muito grande na política de investimento e na política de custeio.
Sobre a reforma tributária, Fabrízio afirma que não traz preocupação para o Ceará.
"O que temos que ter é atenção, tanto o setor público quanto o privado. Estamos formando um grupo de trabalho, para estar à frente nesse processo para que a gente possa colher para o Estado do Ceará tanto para o setor público como para o setor privado é melhores condições para que a gente possa crescer e se desenvolver.
Já sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR) e a articulação das regiões Sul e Sudeste para comandar a divisão de recursos entre os entes da Federação, o secretário da Fazenda reforça que as regiões Norte e Nordeste também estão unidas e buscando ainda aliança com o Centro-este para que a divisão seja justa.
"Temos que desenvolver as regiões mais pobres. Todos precisam, mas a gente precisa muito mais do que eles (sol e sudeste) já que o foco do desenvolvimento econômico no Brasil desde a república do café com leite foi lá e isso precisa ser corrigido."