Fortaleza será 1ª capital no mundo com 5G pleno, diz presidente da Brisanet

José Roberto Nogueira afirmou ainda que tecnologia estará disponível em todos os municípios cearenses até 2024

18:47 | Ago. 03, 2023

Por: Adriano Queiroz
José Roberto Nogueira deu declaração durante palestra no Telecom Summit 2023 (foto: Sindimest/Divulgação)

O presidente da Brisanet, José Roberto Nogueira, disse nesta quinta-feira, 3, em Fortaleza que a empresa vai prover sinal pleno de 5G para toda a área de Fortaleza, até o fim deste ano.

A declaração foi dada durante o evento Telecom Summit 2023, promovido desde o dia anterior pelo Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistema de Telecomunicações do Ceará (Sindimest-CE).

“No fim do ano, a Brisanet estará com presença total na Grande Fortaleza. Provavelmente, a capital cearense vai ser a primeira do mundo a ter um sinal que funciona em qualquer lugar. Em nenhum lugar do mundo está se construindo 5G plena como estamos fazendo. Não há uma capital do mundo em que alguém possa trafegar de uma extremidade a outra sem cair o serviço e alternar a rede para o 4G, por exemplo”, afirmou.

Em entrevista coletiva, ele também comentou a afirmação feita pelo secretário das Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, de que o governo federal pretende acelerar o cronograma de ativação do sinal 5G em todos os municípios brasileiros de 2029 para 2026. Vale lembrar que a empresa foi uma das vencedoras do leilão realizado em 2021, para operar a tecnologia nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.

“Nosso compromisso em fazer isso (universalização do acesso ao sinal 5G) em cidades abaixo de 30 mil habitantes até 2029, nós já estamos fazendo desde agora. Nós estamos construindo essa estrutura em várias cidades do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e seguimos expandindo já em 2023 e em 2024”, enfatizou.

No caso do Ceará, ele acrescentou que essa meta será concluída em pouco menos de 12 meses. “Até junho de 2024, o Estado vai ser o primeiro do mundo a ter todas as cidades com 5G. Em nenhum estado do mundo isso chega sequer à metade”, exaltou.

Empregos

Para cumprir tais metas, o presidente da Brisanet disse que a empresa deve retomar as contratações, a partir do próximo ano, em níveis próximos aos que vinha fazendo entre os anos de 2020 a 2022, quando o saldo líquido entre admissões e demissões estava na faixa de 250 a 300 novos postos de trabalhos por mês.

“Como a Brisanet construiu uma rede de fibra ótica nos últimos anos, que atende a 20 milhões de habitantes, em 2023 nós colocamos o pé no freio e a equipe que estava focada na expansão das redes e agora ela está focada na rede 5G. Então, nesse primeiro momento não houve um acréscimo de mão de obra, mas em 2024 voltaremos a um processo acelerado de contratação”, concluiu José Roberto Nogueira.

Saiba mais sobre 5G no Dei Valor!