Fortaleza vai voltar a receber voos de Cabo Verde, diz primeiro-ministro do país
De acordo com Ulisses Correia e Silva, um Boeing 737 Max vai reforçar a companhia nos próximos dias para ligar a companhia a três destinos, sendo um deles a capital cearense
12:33 | Jul. 19, 2023
A Cabo Verde Airlines, também conhecida como Transportes Aéreos Cabo Verde (TACV), deve retomar as operações em Fortaleza em breve. A informação foi confirmada pelo primeiro-ministro do país, Ulisses Correia e Silva, em debate na Assembleia Nacional, no dia 14 de julho.
Ulisses destacou o processo de recuperação da empresa após o período de pandemia da Covid-19, e que uma nova aeronave que está para chegar vai ligar Cabo Verde a três destinos que haviam sido interrompidos, sendo um deles a capital cearense.
"A TACV faz voos hoje regulares para Portugal e, brevemente, em uma questão de dias, virá um Boeing 737 Max 8 para fazer ligações para Paris, Boston e Fortaleza”, disse o primeiro-ministro.
Leia mais
O POVO entrou em contato com a Cabo Verde Airlines, mas a companhia alegou que ainda não tem a confirmação desta informação. Porém, no mês passado, já havia sido informado pela empresa que uma nova aeronave chegaria em julho para retomar rotas que foram suspensas na pandemia da Covid-19, sem especificar quais.
As negociações para o retorno da Cabo Verde Airlines ao Brasil
A empresa também já havia declarado em maio que pretendia voltar a voar no Brasil até o fim de 2023 e que Fortaleza estaria entre os destinos preferenciais para voltar ao País.
"Informamos que a TACV está a fazer todos os esforços para retomar as ligações para o Brasil ainda este ano. Realmente Fortaleza é um dos nossos destinos preferenciais, porém ainda não temos informações concretas se iniciaremos para Fortaleza ou outro destino", diz a nota da companhia.
No dia 2 de maio, o embaixador do Brasil em Cabo Verde, Colbert Soares Pinto, havia informado à Agência Inforpress que há um indicador positivo para o retorno da TACV ao Brasil, já que a companhia adquiriu uma nova aeronave, que vai possibilitar com que ela atenda novos destinos.
"O desejo é de, a curto prazo, ter pelo menos um ou dois voos que possam contribuir não só para diminuir as distâncias, como também para reduzir os custos, facilitando a vida dos estudantes e contribuindo também para a mobilidade dos empresários", ressaltou Colbert.
Em 16 de março, a secretária do Turismo no Ceará, Yrwana Albuquerque, havia adiantado ao O POVO que existia um "diálogo com a Cabo Verde Airlines para acertos importantes que vão resultar na volta de suas operações no Estado".
Cabo Verde Airlines no Brasil
A empresa tinha Fortaleza como principal hub no Brasil até o início da pandemia da Covid-19, quando suspendeu as operações internacionais e não retornou ao País até então.
Em 2019, a rota entre Fortaleza e Ilha do Sal chegou a ter frequência de três voos semanais. O trecho, em ligação com o principal aeroporto do país, dura cerca de 3 horas e meia, sendo o destino internacional mais curto partindo da capital cearense, e reduzindo pela metade a distância até Lisboa, em Portugal.
Além disso, o retorno da companhia também estreita laços entre o Ceará e a África, abrindo mais oportunidade para turismo e negócios no continente.