Aeroporto de Juazeiro do Norte tem ampliação em saguão e espaço para lojas
Espaço terá um total de 16 posições de check-inA concessionária do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, Aena Brasil, anunciou nesta terça-feira, 13, em seu perfil nas redes sociais, a ampliação do saguão do equipamento.
Segundo a empresa, o novo saguão terá um “total de 16 posições de check-in, todas as aéreas contam com amplo espaço para atendimento e despacho de bagagem automatizado, padrão em aeroportos internacionais”. A Aena Brasil acrescentou em nota que "as três companhias aéreas que operam no terminal – Azul, Gol e Latam – ganham também novo espaço pra escritórios"
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ainda conforme a concessionária, “a área também conta com espaço para totens de autoatendimento, bem como espaço para lojas, que devem se instalar gradualmente”. Por sua vez, a antiga área de check-in será transformada em um restaurante. "Com essa entrega, o terminal mais que duplica de tamanho, passando de 2,5 mil m² para 6,5 mil m², e vai poder gerenciar chegadas e partidas de cerca de 500 passageiros no embarque e o mesmo montante no desembarque na hora de pico – o limite anterior era de 292 pessoas", conclui o comunicado.
Para o secretário do Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Renato Wilamis, "o impacto que vai acontecer através dessa modernização do aeroporto será, principalmente, com relação à oferta de novos voos. Outras empresas poderão atuar fazendo voos para Juazeiro do Norte, o que vai impactar diretamente na economia da região, que cresce cada dia mais, principalmente, com relação ao turismo religioso".
A propósito de novos voos, a Gol deve operar três frequências semanais de Juazeiro do Norte para Brasília, a partir de setembro.
Ampliações recentes
Em fevereiro, a Aena já havia inaugurado uma nova área de desembarque de passageiros, com duas esteiras de bagagem mais amplas e aumento do espaço de 395 m² para 450 m². Com a entrega, o desembarque passou a poder operar com dois voos simultaneamente. Os novos equipamentos instalados também possibilitaram maior facilidade da inspeção de bagagens.
Já em dezembro de 2022, a nova área de embarque foi entregue, ampliando o espaço de 320 m² para 720 m² e aumentando a capacidade de 200 para 495 passageiros. No ano passado, o Aeroporto de Juazeiro do Norte recebeu cerca de 600 mil passageiros, igualando 2019, que foi o ano de maior movimentação no terminal.
A expectativa é que, com as melhorias e ampliação que estão sendo implantadas, esse número aumente em 2023.
Mudanças no pátio
Entre as reformas que estão em vigor no aeroporto, está a ampliação e modernização dos dois pátios do terminal, dedicados à aviação geral e comercial.
A pista recebeu nova sinalização, pavimentação e identificação visual das posições e direcionamentos nas taxiways para a aviação geral operar com mais segurança.
A administração aeroportuária também declarou que está em fase de homologação a nova posição no pátio principal, que possibilitará a operação de um Airbus A321 sem restrições. (Colaborou Lennon Costa)