Preço do gás natural vai cair 8,1% para distribuidoras; veja detalhes
A redução foi anunciada nesta segunda-feira, 17, pela Petrobras
10:44 | Abr. 17, 2023
A Petrobras divulgou, na manhã desta segunda-feira, 17, que os preços de venda de gás natural terão redução média de 8,1% para as distribuidoras a partir de 1º de maio, conforme os contratos acordados pela companhia com as distribuidoras.
Os contratos com as distribuidoras preveem ainda atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás, vinculando esta variação às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Durante o trimestre em referência, o petróleo teve queda de cerca de 8,7% e o câmbio teve apreciação de aproximadamente 1,1%.
A parcela do preço relacionada ao transporte do gás é atualizada anualmente no mês de maio, vinculada à variação do IGP-M, e sofrerá atualização de aproximadamente 0,2% a partir de maio de 2023.
A empresa ressaltou também que a atualização anunciada para o início de maio não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel.
O que é gás natural?
O gás natural é um combustível fóssil oriundo da degradação de matéria orgânica ao longo de milhares de anos e sob condições ideais de pressão e temperatura.
A composição dele é feita de uma mistura de hidrocarbonetos leves, como metano, etano, propano e butano. Ele pode ser originalmente encontrado em acumulações de rochas porosas no subsolo terrestre ou marinho em seu estado gasoso.
Devido às suas propriedades físico-químicas e à contínua evolução científica, o gás natural é utilizado em diversos setores da atividade econômica, como produção de eletricidade, comércio, residências, setor de transportes e matéria prima em processos industriais e químicos.