Cabo Verde Airlines vai voltar a operar em Fortaleza, diz Governo
A secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, falou com exclusividade ao O POVO que há diálogos que vão resultar no retorno da companhia à capital cearense
10:11 | Mar. 16, 2023
O Estado do Ceará busca retomar rotas e conquistar novos voos para o Aeroporto de Fortaleza. Ao O POVO, a secretária do Turismo no Ceará, Yrwana Albuquerque, falou com exclusividade que a Cabo Verde Airlines vai voltar a operar na capital cearense.
"Existe um diálogo com a Cabo Verde Airlines para acertos importantes que vão resultar na volta de suas operações no Estado", declarou.
A companhia tem sede em Cabo Verde, na África, e possui uma localização estratégica para ligar o Estado tanto ao continente africano, como à Europa.
A empresa tinha Fortaleza como principal hub no Brasil até o início da pandemia da Covid-19, quando suspendeu as operações internacionais e não retornou ao País até então.
Em 2019, a rota entre Fortaleza e Ilha do Sal chegou a ter frequência de três voos semanais. O trecho, em ligação com o principal aeroporto do país, dura cerca de 3 horas e meia, sendo o destino internacional mais curto partindo da capital cearense, reduzindo pela metade a distância até Lisboa, em Portugal.
Além disso, o retorno da companhia também estreita laços entre o Ceará e a África, abrindo mais oportunidade para turismo e negócios no continente.
O POVO entrou em contato com a Cabo Verde Airlines para saber se já há uma data para a volta da companhia a Fortaleza, mas foi respondido que ainda não há previsão do retorno destes voos.
Novas rotas em Fortaleza
Yrwana declarou também que há importantes reuniões agendadas para a chegada de novos voos em Fortaleza, e falou que amanhã, nesta sexta-feira, 17, ela e o governador Elmano de Freitas vão a São Paulo cumprir agenda com uma importante empresa buscando conquistar novos voos.
"É nosso objetivo a expansão da malha aérea e a manutenção dessas empresas em nosso hub, para o desenvolvimento do turismo estadual", finalizou.