Pague Menos vai abrir 180 lojas até 2024

Destas, 60 novas lojas estão previstas para o ano que vem e 120 para 2024

A Pague Menos prevê a abertura de 180 lojas até 2024. Destas, 60 estão previstas para 2023 e outras 120 unidades para 2024. O anúncio foi feito pela empresa nesta sexta-feira, 21, em comunicado relevante ao mercado.

Atualmente, a rede cearense é a segunda maior do País, com 1600 lojas. Está atrás apenas da rede rede Drogaria São Paulo e Pacheco (DPSP).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

 

Uma farmácia Pague Menos em cada esquina?

De acordo com comunicado aos acionistas, a projeção de expansão considera apenas as aberturas brutas. Ou seja, não leva em conta eventuais fechamentos de lojas.

"As projeções foram elaboradas à luz de nossa experiência passada e consideram a nossa expectativa acerca das nossas operações, especialmente a nossa estratégia de expansão, a nossa capacidade financeira para suportar investimentos e a capacidade de obter pontos comerciais atraentes com expectativas de retorno adequadas", informa em comunicado.

A companhia reforça que a capacidade de implantar novas lojas, inclui também a estrutura de engenharia e a disponibilidade de funcionários qualificados dentro do plano de carreira para operarem as lojas; a necessidade de alocação de capital relacionado à aquisição da Extrafarma; e outras circunstâncias inerentes às atividades de expansão, sujeitas a riscos e incertezas.

 

Compra da Extrafarma impulsiona expansão

Nesta sexta-feira, em evento para investidores, o vice-presidente de operações e Real State da Pague Menos, José Rafael Vasquez, destacou que a aquisição da Extrafarma, com 391 lojas, proporcionou a aceleração do plano de crescimento em três anos. Além disso, a performance de novas lojas tem demonstrado que a rede está no caminho certo.

Segundo dados da companhia, 79% das novas unidades após o terceiro mês de operação estão apresentando Ebitda positivo. “É uma performance extraordinária que sinaliza uma expansão acertada”, afirma.

Em agosto deste ano a Pague Menos concluiu a compra da rede Extrafarma por R$ 737,75 milhões. No acordo foi firmado que a primeira parcela, de 50% do montante total, seria paga na ocasião e as duas parcelas remanescentes serão desembolsadas pela Companhia em agosto de 2023 e agosto de 2024.

O plano prevê a convergência operacional com a uniformização e potencialização de melhoras das condições de compra (custo, prazo, gestão de processos de negócio entre outros). Haverá ainda a unificação das plataformas para operação do Clinic Farma, segmento Digital, bem como de convênios e parcerias, ampliando o universo de clientes beneficiados para as duas bandeiras.

Como será o novo ciclo de crescimento da Pague Menos?

O vice-presidente financeiro e relações com investidores da Pague Menos, Luiz Novais, explicou durante o evento que o novo ciclo de crescimento tem como foco a população das classes B2/C/D, o que coloca a empresa em uma posição de liderança nesse nicho dentro do varejo farma.

Na estratégia de expansão, a companhia desenvolveu um novo formato de loja, a Discount, que oferece maior variedade de produtos com preços mais baixos e menor custo de operação.

“O formato da loja proporciona uma melhor retorno financeiro da expansão e a manutenção do ritmo de crescimento neste ano, mesmo diante do atual cenário desafiador”, explica o vice-presidente financeiro e relações com investidores da Pague Menos, Luiz Novais.

O executivo afirma que diferentemente de outros segmentos do varejo, no farmacêutico, a Pague Menos consegue ter margens mais elevadas nos segmentos mais populares, por conta de um mix de vendas que favorece muito categorias como genéricos, marcas próprias e conveniência.

"Qualquer alteração na percepção ou nos fatores acima descritos pode fazer com que os resultados concretos divirjam das projeções efetuadas. Vale ressaltar que as projeções são estimativas, e que não constituem promessa de desempenho, de modo que poderão ser revistas (positiva ou negativamente), especialmente no caso de alteração relevante nestes fatores. A Companhia manterá, nos termos das normas aplicáveis, o mercado informado sobre as projeções divulgadas".

Mais notícias de Economia


 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Pague menos expansão pague menos abertura de lojas extrafarma varejo farmaceutico pague menos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar