"Não cabe mais invasões de terra" no Ceará, diz presidente da Faec

Amílcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), falou sobre a expectativa de diálogo com o governador eleito, Elmano de Freitas

11:28 | Out. 05, 2022

Por: Samuel Pimentel
Amilcar Silveira, presidente da FAEC. (foto: FCO FONTENELE)

O agronegócio cearense espera construir uma ponte de diálogo positiva com o governador eleito, Elmano de Freitas (PT). Mas, o presidente da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, uma coisa é clara: "Não cabe mais espaço para invasões de terra" no Estado.

Na visão da Faec, o Governo do Estado deve ser parceiro do setor no esforço de diminuir a pobreza no campo e na construção de uma "classe média rural". E esse movimento passa pelo desenvolvimento técnico e produtivo da agricultura familiar.

"A agricultura familiar tem hoje 848 mil hectares no Ceará e utilizam pouco mais de 10%. Nós queremos ajudar eles a utilizarem mais as terras que têm", afirma.

Amílcar ainda destaca que a entidade deve realizar encontro com o governador eleito "num momento oportuno".

"O governador ainda nem assumiu, ainda estamos no meio de uma eleição. Apesar de estar em lados opostos do governador, acho que ele tem que ser sensível (aos pleitos do agronegócio)", destaca Amílcar, ao relacionar à preferência política da maioria dos representantes do agro.

Continuidade do diálogo

As afirmações de Amílcar foram realizadas durante encontro promovido pela Faec com a governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido).

O agro cearense avalia de forma positiva o governo de Izolda, principalmente pela nova política de Outorga de Água para Irrigação, um pleito antigo do setor.

"Acho que ela (Izolda Cela) marcou época aqui na Federação da Agricultura com nosso setor produtivo. Teve muita atenção e eu agradeço isso. Se a governadora tivesse há mais tempo seria muito melhor, a gente poderia construir muito mais", afirma.

Outra figura celebrada pelos produtores rurais foi Fernanda Pacobahyba, secretária titular da Fazenda (Sefaz-CE). "A secretária Fernanda continuando seria uma segurança muito grande para nós".

Mais notícias de Economia