Copa do Mundo e Black Friday: pelo menos metade dos consumidores vai comprar

Estudo mostra como os dois eventos influenciam os hábitos de consumo do brasileiro

O último trimestre do ano está chegando e, com ele, as expectativas do mercado em fechar 2022 com saldo positivo.

A Nielsen, líder global em medição de audiência, dados e análises, apresentou neste mês, dados inéditos que revelam, além das expectativas, as tendências dos consumidores para a Black Friday e a Copa do Mundo.

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De acordo com os dados, ao menos metade dos participantes planeja adquirir produtos na Black Friday como preparação para o Mundial do Catar.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, destaca que o comércio vem se preparando para esse último trimestre desde o fim de agosto, quando lançou uma liquidação para limpar seus estoques.

Além disso, ainda para o mês de outubro ele afirma que o Dia da Criança já esquenta as vendas. "As crianças possuem grande poder de persuasão nas famílias e, além do tradicional brinquedo, também estão movimentando os setores de eletroeletrônicos.”

A Copa do Mundo, deslocada para o fim do segundo semestre, também é uma grande aposta do comércio para aumento das vendas.

“O Mundial mexe com toda a cadeia produtiva, alavancando vendas de eletros, principalmente televisores e ainda vestuário e alimentos em geral", diz o presidente da CDL Fortaleza.

Ele ainda comenta que muitos lojistas também se preparam para a Black Friday e que o Natal é a grande data de aquecimento do comércio. "Assim, nossas projeções para o final do ano são otimistas." 

Contratação de temporários

Ainda com relação a este período, Assis lembra que com a Copa do Mundo deslocada para perto do período de festas de fim de ano, as contratações de temporários devem iniciar mais cedo neste ano.

"Já estamos nos preparando para que ocorra a partir de 20 de outubro."

Ele ressalta que esta é uma boa oportunidade para quem busca o primeiro emprego uma uma recolocação no mercado de trabalho.

"Recomendo que quem está buscando um emprego no comércio que já com vontade, que queira trabalhar, que se interesse pela cultura da empresa, porque quem se destaca nesse período, fica empregado. Muitos empresários criam postos de emprego novos para aqueles que realmente se destacam, o que é muito positivo."

Pesquisa aponta desejos por bens duráveis e gosto por futebol

O estudo revela que 54% dos respondentes que vão fazer economias para a Black Friday são fãs de futebol.

Além disso, 56% destas pessoas que estão juntando dinheiro para a data têm entre 2-4 salários-mínimos de renda.

Os bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos e celulares/tablets, são os preferidos dos brasileiros para a Black Friday.

As categorias representam 59% e 57% das respostas do estudo respectivamente.

Na sequência do Top 5 aparece vestuário (56%), notebooks (38%) e móveis em geral (26%). O estudo aponta que 62% dos respondentes costumam comprar nesta data, sendo que 58% destes têm entre 25-44 anos de idade e 53% são mulheres.

O levantamento também sinaliza que 60% dos jovens entre 18-24 planejam comprar celulares e tablets.

As informações, apresentadas durante o webinar “O campo é a nossa casa: Como a Copa do Mundo 2022 está influenciando no consumo para a Black Friday?”, demonstram a influência do maior evento esportivo do planeta na data comercial mais esperada do ano. 

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