Futura Trends 22: Empresas que priorizam o ESG no Ceará ganharão selo

O Secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, falou ao O POVO sobre o selo que as empresas com boas práticas de sustentabilidade no Estado vão receber

12:57 | Set. 23, 2022

Por: Lennon Costa
Anúncio foi feito durante a 12ª edição do Futura Trends (foto: João Filho Tavares/ O POVO)

As empresas que tiverem boas práticas de sustentabilidade receberão um selo do Governo do Estado do Ceará. O assunto foi trazido na 12ª edição do Futura Trends, que aconteceu nessa sexta-feira, 23, com o tema "Gestão e solução de conflitos no trabalho – A liderança de equipes eficientes e comprometidas".

Os secretários do Ceará do Meio Ambiente, Artur Bruno, e da Regionalização e Modernização, Célio Fernando, estiveram presentes no evento e concederam entrevista ao O POVO falando sobre a importância do ESG nas empresas e do novo selo que elas irão receber por boas práticas de sustentabilidade. Artur Bruno detalhou um pouco de como vai ser esse reconhecimento.

"Essa visão é tão importante e esse seminário é tão relevante que o Governo do Estado irá lançar, no início do próximo ano, o selo empresa sustentável. E uma certificação para que as empresas que tenham boas práticas de sustentabilidade possam ser reconhecidas e estimuladas pelo Governo do Estado do Ceará. Aprovamos a lei em 2020, regulamentamos em 2021 e agora, a partir de um pedido da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, nós iremos pensar algum tipo de incentivo fiscal, financeiro, além da certificação para aquelas empresas que priorizem o ESG, o ambiental, social e a boa governança".

Questionado se existe algum movimento para ajudar que as empresas consigam esse selo, o secretário ressaltou que isso já vem sendo trabalhado desde o ensino básico.

"Penso que esse é um trabalho das federações, empresários, como está fazendo a Fiec, trazendo formação nessa área, e isso também é um trabalho das universidades. As nossas universidades estaduais têm vários cursos nessa área. De Engenharia Ambiental, cursos de da própria Geografia, Biologia, Ciência Ambiental, então o Estado faz sim esse tipo de trabalho, tanto em nível superior nas nossas universidades, como também nas nossas escolas de ensino médio profissionais", declarou.

"Hoje o Ceará já tem 60% de suas escolas de Ensino Médio em tempo integral, onde educação ambiental faz parte do currículo. É uma transversal que tem que estar presente em várias disciplinas e nós estamos trabalhando para brevemente ter 100% das escolas de Ensino Médio de tempo integral. Então teremos ainda mais condição de desenvolver o currículo das nossas escolas a educação ambiental", finalizou Artur Bruno.

Célio Fernando disse que o selo a essas empresas é um passo para que a gente construa uma sociedade melhor.

"O Governo do Estado do Ceará entende a ideia da certificação ESG como mais um degrau importante pra que a gente possa fazer o desenvolvimento sustentável e tentar corrigir os hiatos. Acho que quando as empresas, grandes corporações, fazem uma gestão dessa forma, nessa solução, a gente acaba construindo uma sociedade melhor", complementou.

Futura Trends 22: especial ESG

O evento aconteceu nessa sexta-feira, 23, de forma híbrida, com o formato presencial no auditório da Fiec, e trouxe temas como as mudança após a chegada da pandemia, como os efeitos do modelo de trabalho home office, as novas gestões dos negócios, a síndrome de Burnout e os novos conceitos de ESG.

A ideia é fazer uma imersão com o empresariado local sobre o tema. A programação aconteceu das 8 às 12 horas.

O tema foi estruturado em parceria com a Fiec, e terá a participação de CEOs e gestores de pequenas, médias e grandes empresas interessadas em conhecer e obter certificação para atuar com diferenciais ambientais, sociais e governança no exigente mercado de consumo, dos agentes financeiros internacionais e governos.

Em 2022, a Fiec lançou oficialmente seu Núcleo ESG e busca expandir essa temática junto às empresas cearenses. O programa de certificação ESG-Fiec tem como objetivo fornecer ao mercado uma avaliação e uma validação das práticas ESG das indústrias cearenses, além de guiar as indústrias cearenses rumo à sustentabilidade, em alinhamento com as melhores práticas globais.

Veja como foi o evento

Mais notícias de Economia