AES Brasil assina pré-contrato para instalar planta de hidrogênio verde no Ceará

A previsão é que até o fim do ano outros três documentos do tipo sejam assinados com o Complexo Industrial e Porto do Pecém, totalizando cinco

A AES Brasil assinou pré-contrato para instalação de uma planta de produção e comercialização de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O próximo passo é a realização de um estudo de viabilidade técnica para implantar uma unidade fabril com capacidade para gerar 2GW de energia, além de 800 mil toneladas de amônia verde.

A assinatura do documento foi oficializada no Pro Energia Summit 2022, evento do setor de energia que está sendo realizado no Centro de Eventos do Ceará. O acordo ocorre pouco mais de dez meses após a assinatura de memorando de entendimento entre a AES Brasil e o CIPP.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Somos hoje um importante parceiro de empresas que buscam a transição energética e caminhos para a descarbonização de sua matriz. Para a AES Brasil, a assinatura desse pré-contrato representa mais um passo importante rumo à diversificação de nosso portfólio, baseado em soluções inovadoras e em energia 100% renovável”, afirma Clarissa Sadock, CEO da AES Brasil.

A ideia é que a produção da AES Brasil seja armazenada em tanques na retroárea do Porto do Pecém, pois o terminal cearense será utilizado para escoar a produção, principalmente, para países da Europa.

A previsão é que até o fim do ano, outros três pré-contratos para instalação de usinas de H2V no Porto do Pecém sejam assinados.

Assinaram o documento o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da AES para a América do Sul, Ítalo Ferreira; o presidente e a diretora comercial do CIPP, Danilo Serpa e Duna Uribe; o presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves; o presidente do Sindienergia, Luís Carlos Queiroz, entre outras autoridades.

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

AES brasil hub hidrogenio verde hidrogênio verde investimentos ceará planta h2v energia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar