Roberto Cláudio critica política de energia solar e Elmano rebate defendendo hidrogênio verde

O debate começou às 16 horas e tem mediação dos jornalistas Marcos Tardin e Maísa Vasconcelos

16:42 | Set. 12, 2022

Por: Adriano Queiroz
Para dezembro de 2026, estima-se que a fonte solar represente 6,7% do total, com 13,9 GW (foto: Divulgação)

O candidato ao governo do Estado do Ceará, Roberto Cláudio (PDT) criticou a política de energia solar adotada pelo ex-governador Camilo Santana (PT) e disse que vai criar um novo programa voltado para o segmento que permita zerar a conta de luz para famílias de baixa renda, ao fazer uma pergunta ao candidato Elmano de Freitas (também do PT) sobre energias renováveis.

Em sua resposta, o petista defendeu a atual política para o setor e citou como "oportunidade histórica", que deve gerar milhares de empregos, o processo de implantação de um hub de hidrogênio verde. Na oportunidade, ele aproveitou para rebater críticas anteriores que recebeu do pedetista e também do candidato do Capitão Wagner (UB) sobre o uso do Fundo Estadual de Combate à pobreza (Fecop).

Em sua tréplica, Roberto Cláudio comparou os números de geração de energia solar de Minas Gerais, que seria de 3 mil MW com os do Ceará, que seria de 400 MW e prometeu criar 68 usinas solares.

Assista abaixo à transmissão do debate:

Resumo

O debate começou às 16 horas e tem mediação dos jornalistas Marcos Tardin e Maísa Vasconcelos. O encontro entre os candidatos está sendo realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE).

O debate

O Debate O POVO tem transmissão simultânea no rádio, na televisão, no Youtube, no Facebook, no Twitter e no TikTok.

O debate é realizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE). O formato valoriza o confronto direto entre os participantes. Serão cinco blocos, quatro deles dedicados ao embate de ideias.

Regras:

- Na primeira rodada, os candidatos respondem a uma mesma pergunta, elaborada pela produção do O POVO. O tempo de resposta, nesse caso, será de no máximo um minuto.

- Nas quatro rodadas seguintes, as perguntas são formuladas pelos próprios postulantes e direcionadas aos oponentes. Cada um tem direito a quatro indagações, duas para cada adversário. Da mesma forma, os três candidatos respondem a quatro perguntas, duas elaboradas por cada concorrente. As perguntas são de tema livre.

- No fim do programa, os postulantes têm 30 segundos para expor suas considerações finais.

Direito de resposta: Aqueles que se sentirem caluniados, injuriados ou difamados podem solicitar direito de resposta durante o programa. Os pedidos são julgados por uma comissão formada por jornalistas do O POVO.

O debate vai ao ar antes da divulgação da terceira rodada da pesquisa Ipespe Ceará, encomendada pelo O POVO, cujo resultado será publicado na terça-feira, 13. O levantamento começou a ser realizado na sexta-feira, 9, e foi concluído neste domingo, 11.

Na última rodada, veiculada no dia 25 de agosto, RC e Elmano também estavam tecnicamente empatados, mas com o pedetista à frente (25% a 20%). Wagner estava na ponta, com 37%. Os três chegam ao debate com estratégias diferentes. Enquanto Wagner busca se consolidar no topo da disputa, com tendência de adotar postura mais moderada, Elmano e Roberto Cláudio podem lançar mão de comportamento combativo um contra o outro. 

O programa é transmitido ao vivo, direto do auditório da OAB-CE, pelas rádios O POVO CBN (AM 1010 e FM 95,5) e CBN Cariri (FM 93,5), pelo Canal FDR (canal 48.1 na TV aberta, canal 23 na Multiplay, canal 24 na Net e canal 138 na Brisanet) e pelo Youtube, Facebook, Twitter e TikTok do O POVO.

Os três candidatos convidados para o debate são filiados a partidos políticos com representação no Congresso Nacional, a partir do que estabelece a Lei das Eleições (Lei nº 9504/1997) e a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) número 23.610/2019. 

Debate O POVO

Quando: 12 de setembro (12/09)

Horário: 16 horas

Local: sede da OAB-CE, na avenida Washington Soares, 800, bairro Guararapes

Como acompanhar o debate:

Rádios: O POVO CBN (FM 95.5 e AM 1010) e CBN Cariri (FM 93.5)

TV: Canal FDR (canal 48.1 na TV aberta, canal 23 da Multiplay, canal 24 da Net e canal 138 da Brisanet)

Internet: Youtube, Facebook, Twitter e TikTok do O POVO

Acompanhe a cobertura do O POVO

Canal Eleições, com tudo da cobertura eleitoral no Ceará e pelo Brasil: opovo.com.br/eleicoes-2022

Programa Jogo Político: terça-feira, às 15 horas, com entrevistas de personalidades da política cearense e brasileira. Ao vivo no Youtube e Facebook do O POVO

Podcast Jogo Político: quarta-feira, às 10 horas, com análise dos fatos da semana. Ao vivo, no Youtube e Facebook do O POVO. Disponível também nas plataformas de áudio: Apple podcasts, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Radio Public

Siga Jogo Político no Twitter: @jogopolitico

Inscreva-se para receber a Newsletter do O POVO

Agregador de Pesquisas O POVO

O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.

O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.