Ceará teve a maior alta quantitativa da produção de ovos no Brasil

No Brasil, houve aumento de 367 mil dúzias frente a igual trimestre do ano passado, alta de 1,8%. Foi a maior produção já registrada para um 2º trimestre no País

10:17 | Set. 06, 2022

Por: Beatriz Cavalcante
O Estado contribuiu com mais 3 milhões de dúzias para a produção nacional (foto: Divulgação)

Quantitativamente, o Ceará foi a unidade da Federação com maior peso na produção recorde de 998,82 milhões de dúzias de ovos no Brasil no segundo trimestre deste ano ante 2021. O Estado contribuiu com mais 3 milhões de dúzias, seguido de Minas Gerais (+2,73 milhões) e Tocantins (+2,17 milhões).

Os dados preliminares relativos a 2022 fazem parte da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, Pesquisa Trimestral do Leite, Pesquisa Trimestral do Couro e Pesquisa da Produção de Ovos de Galinha, divulgados nesta terça-feira, 6 de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento no Ceará na variação anual da produção de ovos de galinha foi de 5,2%, alcançando a marca de 60,4 milhões de dúzias no 2º trimestre de 2022, maior produção já registrada para esse período desde o início da série histórica.

Com isso, o Estado continuou sendo o maior produtor do Nordeste, com 34,7% da produção nordestina, seguido por Pernambuco (31,6%).

No Brasil, houve aumento de 367 mil dúzias frente a igual trimestre do ano passado, alta de 1,8%.

 

Conforme o levantamento, apesar da pequena diferença na comparação anual, esse resultado representa a maior produção já registrada para um 2º trimestre no País.

O mês de maio também apresentou a maior produção do trimestre, com 338,44 mil dúzias, de acordo com a série histórica.

Em seguida, junho repetiu com recorde, no maior valor já registrado para aquele mês. Já abril teve a segunda maior produção para igual período, atrás do que ocorreu para este mês em 2021).  

Menor produção de ovos 

Por outro, no Brasil, as variações negativas mais significativas ocorreram no Espírito Santo (-4,11 milhões de dúzias), Rio Grande do Sul (-2,61 milhões de dúzias), Amazonas (-2,52 milhões de dúzias), Pernambuco (-2,44 milhões de dúzias) e Goiás (-1,04 milhões de dúzias).

Maiores produtores de ovos do Brasil

São Paulo continua figurando como maior produtor de ovos dentre as unidades da Federação, com 27,3% da produção nacional do segundo trimestre de 2022, seguido agora por Minas Gerais (9,2%), que nessa edição ultrapassou o Paraná (9,1%), anteriormente segundo colocado, e Espírito Santo (8,5%).

Mais notícias de Economia