Porto do Pecém terá dois novos píeres em alto-mar na nova expansão

Anunciada ao O POVO pelo Governo, expansão da infraestrutura será destinada para exportação de grãos e para montagem de parques de energia em alto-mar

O Governo do Ceará confirmou um novo plano de expansão para o Complexo do Pecém, com a construção de dois novos píeres em alto-mar. O POVO apurou que a expansão terá como foco a exportação de grãos e a montagem de parques de energia eólica offshore.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Maia Jr, destaca que o Estado trabalha a viabilização dos dois novos píeres para atender o aumento da demanda de exportação do setor de grãos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Precisamos expandir a rede de infraestrutura para escoamento de toda a gama de grãos produzidas não só no Ceará. A expansão se faz necessária para acompanhar esse crescimento e é uma demanda do setor", afirma Maia. Jr.

Detalhes sobre os investimentos, bem como prazo para entrega dos novos equipamentos de infraestrutura ainda não podem ser revelados.

Ambos os projetos estão em fase inicial de estruturação. Os estudos da viabilidade das novas infraestruturas no terminal marítimo estão em andamento, mas a perspectiva, conforme revela Maia, é promissora.

Píer com foco no hub de hidrogênio verde

O segundo novo pier também já conta foco definido. A estrutura, conforme Maia Jr., será destinada exclusivamente para o desenvolvimento de energia renovável.

O píer atuará como base para pré-montagem de equipamentos destinados para parques de geração de energia offshore. Ou seja, usinas de geração de energia elétrica em alto mar, seja com utilização de matriz eólica, solar ou ondomotriz, com uso da força das ondas do mar.

"O foco é preparar o Pecém para essa nova geração de desenvolvimento", complementa Maia Jr.

O projeto ganha força a partir da aprovação no Senado, do Marco Regulatório da energia offshore na última semana.

"Temos expectativa do projeto ser aperfeiçoado na Câmara. É marco não só para o offshore, mas para o surgimento de grandes industriais e de um grande volume de empregos com qualidade e boa remuneração, além de impulsionar toda cadeia de produção de hidrogênio", afirma Maia.

Reunião com o Porto de Roterdã

Para além disso, o secretário destaca ainda que no próximo mês, em setembro, haverá uma reunião entre uma comitiva do Estado com representantes do Porto do Roterdã para implementação de novidades na gestão do Porto do Pecém.

A principal medida a ser discutida em setembro será referente à instalação de uma governança dedicada ao Pecém com foco em melhorar a gestão dos empreendimentos instalados na ZPE. Conforme avalia Maia Jr., as medidas vão "no sentido de acolher, promover, facilitar e resolver a vida do empreendedor que desejar se instalar no Pecém". (Colaborou Samuel Pimentel)

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

porto do pecém hub hidrogenio verde eólica offshore exportações grãos indústria energia exclusivo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar