Tempo médio para se abrir uma empresa no Ceará é de 26 horas
Dados de julho foram divulgados pelo Ministério da Economia e revelam um aumento na demora para esse tipo de processo em relação ao mês anteriorO tempo médio de abertura de empresas no Ceará em julho deste ano foi de 26 horas, 1 hora mais lento que o verificado no mês anterior e dentro da média nacional. É o que revela o Painel Mapa de Empresas da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia.
Apesar da ligeira oscilação negativa na comparação mensal, quando confrontados os números de 2022 com os de 2021 há uma redução de 73,7% nessa média. Em julho do ano passado, o cearense levava em média 4 dias e 3 horas (99 horas) para abrir uma empresa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No total, foram abertas 9.643 novas empresas no Estado no mês passado e o total de empresas ativas chegou a 571.758, quase uma para cada 16 habitantes.
Realidade de Fortaleza
Já quando considerada apenas a média das capitais, Fortaleza apresentou uma melhoria nesse indicador, também no comparativo mensal, passando de 20 horas em junho deste ano para 19h horas em julho último. Esse resultado coloca a Capital na 12ª colocação nacional no ranking de celeridade em abertura de empresas, à frente de outras 15.
Fortaleza também apresentou redução expressiva (de 69,8%) no tempo para se abrir uma empresa, quando feita a comparação entre 2022 e 2021. Em julho do ano passado, o fortalezense gastava em média 2 dias e 15 horas (63 horas) para abrir uma empresa.
Conjuntura nacional
No contexto nacional, a redução no tempo médio de abertura de empresa entre junho e julho foi de 16,12%, passando de 31 para 26 horas. No comparativo com julho de 2021, a queda foi de 59,4%. Naquele mês, o brasileiro levava em média 2 dias e 16 horas (64 horas) para abrir uma empresa.
Os dois estados que lideram o ranking de celeridade na abertura de uma empresa são Tocantins e Sergipe, ambos com tempo médio de 14 horas. Entre as capitais, a mais célere nesse quesito é Recife (PE), com tempo médio de 4 horas.
Ao todo, foram abertas 327.764 empresas no Brasil em julho e o País encerrou o mês com um total de 9.862.765 empresas ativas, elevação de 1,3% sobre o mês anterior.
A alta foi puxada pelas categorias Empresário Individual (260.433 novos registros) e pelo segmento de Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (6.539 novos registros).
Mais notícias de Economia
- Confira os assuntos econômicos mais relevantes no Ceará, no Brasil e no Mundo
- Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
- Assista ao noticiário econômico nacional no Economia na Real no Youtube do O POVO
- Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor no Youtube e TikTok do O POVO