Anatel: Fortaleza terá 5G ainda em agosto

Conselheiro Vicente Aquino informou nova data em audiência na Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira

16:40 | Ago. 09, 2022

Por: Armando de Oliveira Lima
Fortaleza foi a primeira capital do Nordeste apta a receber o 5G (foto: JÚLIO CAESAR)

A quinta geração de telefonia móvel, o 5G, vai chegar a Fortaleza “ainda em agosto”, segundo informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em audiência na Assembleia Legislativa do Ceará. A data inicial era 31 de julho para todas as capitais e foi adiada para 29 de setembro. A data de agosto para ter o sinal ativo na Capital não foi revelada.

“Neste mês de agosto será lançada a quinta geração. Tinha a perspectiva de ser lançada até fim de setembro, mas os trabalhos se agilizaram. Tem uma previsão de data, mas prefiro não revelar”, afirmou o conselheiro Vicente Aquino ao O POVO.

Fortaleza tem a expectativa de receber o 5G desde a realização do leilão, quando foi apontada como a primeira cidade do Nordeste apta a ter o sinal operando sem empecilhos técnicos ou de legislação.

Mas, quando a chegada foi oficializada pelo Governo Federal, outras cidades passaram na frente, como João Pessoa e Salvador, que sequer estavam na lista de municípios com a lei geral de antenas aprovada.

Experiência do usuário

“O que mais se percebe é a velocidade de entrega ao usuário final. Isso destoa ao que estamos acostumados, pois para fazer downloads fica muito mais rápido, de 20Mb para quase 1Gb por segundo. É quase como uma fibra ótica”, destaca Gilberto Studart Gurgel Neto, gerente regional da Anatel para Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Outra aplicabilidade esperada do 5G é o uso em indústrias, centros de distribuição, agronegócio, portos e aeroportos, agilizando a operação e tornando a entrega dos produtos e serviços mais ágil. Experiências pilotos já são conhecidas na indústria automotiva e lavouras pelo Brasil, inclusive.

Com informações do repórter Adriano Queiroz