Coca-Cola investirá R$ 200 milhões na capacitação de pequenos empreendedores

O foco do projeto é o varejo alimentício. Cerca de 300 mil negócios devem ser impactados pela iniciativa

17:47 | Ago. 03, 2022

Por: Karyne Lane
Coca Cola vai investir R$ 200 milhões em capacitação de empreendedores do varejo alimentício no Brasil (foto: Divulgação)

A Coca-Cola anunciou aporte de R$ 200 milhões em investimentos para alavancar negócios de pequenos empreendedores em todo o Brasil. A iniciativa faz parte das ações comemorativas pelos 80 anos da multinacional no País.

Com treinamentos e conteúdos produzidos pelo Sebrae e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), esta nova fase da plataforma “Coca-Cola dá um gás no seu negócio” visa impulsionar pequenas empresas do varejo alimentício, um dos ramos mais impactados economicamente nos últimos dois anos, e tem o objetivo de impactar mais de 300 mil negócios.

A partir de materiais exclusivos sobre delivery, precificação, finanças, economia circular e digitalização, a plataforma pretende ser um hub de capacitação profissional por meio de conteúdo que traz uma abordagem simples e fácil de aplicar, segundo a empresa.

"Essa iniciativa chega para inspirar e apoiar o crescimento dos locais onde atuamos na retomada da pandemia, posicionando a Coca-Cola como o melhor parceiro de negócio”, explica Silmara Olívio, diretora de Relações Corporativas Cone Sul na Coca-Cola América Latina.

De acordo com o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, pesquisas recentes feitas pelo setor mostram que as empresas estão em fase de recuperação neste período de retomada, mas os empresários ainda lutam para ajustar os preços e manterem seus negócios.

"Os riscos ainda são altos, em função do endividamento e da pressão dos custos. Portanto, a capacitação permite uma vantagem competitiva enorme, porque você passa a entender muito mais do negócio e conhecer as ferramentas necessárias para poder chegar lá.”

Empreendedorismo feminino

A plataforma também terá dois projetos voltado especificamente para o desenvolvimento de mulheres que já são empreendedoras ou que têm o desejo de empreender.  Ao todo, serão mais de 4.150 mulheres beneficiadas pelo programa nesta fase ao longo de 12 meses. 

O primeiro, chamado de Empreenda como uma mulher, realiza em parceria com o Sebrae um programa de mentoria para desenvolver negócios liderados por mulheres pelo país.

Já o “Meu negócio é meu país” acontecerá em Salvador (BA), em parceria com Solar Coca-Cola e a marca Kuat, a fim de fortalecer o empreendedorismo por meio de uma plataforma voltada para comidas regionais.

“Acreditamos que as mulheres desempenharão um papel transformador na formação da economia global na próxima década. Elas são pilares fundamentais tanto para as comunidades quanto para seus negócios, e são peças-chave para estimular o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável”, destaca Silmara.

Mais notícias de Economia