A força das marcas de supermercados, farmácias e óticas e joalherias no Ceará
Setor varejo abrange diversas categorias no Anuário Datafolha Top of Mind e está divido em duas matérias. Nesta primeira, destaque para as marcas mais lembradas pelos consumidores nos rankings de Supermercados, Farmácias e Óticas e Joalherias
18:18 | Jul. 15, 2022
Um dos setores de grande importância no desenvolvimento econômico, o varejo é destaque na pesquisa de recall Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023. Apesar de o comércio ter sido bastante afetado desde o surgimento da pandemia, ele é o elo entre o setor produtivo e a população.
Campanhas, promoções e liquidações têm sido alternativas adotadas pelas marcas para atrair vendas e aquecer o mercado. Outra alternativa também tem sido o parcelamento em mais vezes, em média 18 vezes a depender do tipo de produto vendido, para que as baixas prestações caibam no bolso dos consumidores.
E uma categoria, no Estado, que está bem aquecida é o segmento de supermercados. De acordo com levantamento da empresa de inteligência geográfica de mercado Geofusion, o Ceará teve uma expansão com aumento de 27,3% em novas unidades no primeiro semestre de 2021.
Na lista de inaugurações está uma unidade do Frangolândia, em Fortaleza, no bairro Guararapes. A marca possui 16 lojas espalhadas pelo Estado e estreia na primeira colocação no ranking da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind desta edição, com 13,9%.
A evolução foi expressiva saindo da oitava colocação na edição 2021-2022, quando recebeu 4,6% das lembranças, para a liderança.
O gerente de Marketing do Frangolândia, Sérgio Grilo, ressalta a felicidade com a colocação e credita o resultado ao trabalho sério e com aplicação de uma estratégia corajosa. Quer ainda, com estratégia, manter-se na posição para as próximas edições.
“Buscamos ir na contramão da inflação. Neste momento em que o País atravessa, estar ao lado dos nossos clientes oferecendo produtos de qualidade, uma política de preço baixo agressiva e atendimento diferenciado são fatores fundamentais para chegar a esta marca”, explica o gerente.
Anuário Datafolha Top of Mind - Varejo - Supermercado Geral
Preço baixo é primordial
A estratégia de preço baixo, foco do cliente do Frangolância se mistura com o trabalho muito focado nas redes sociais. “Vamos descobrindo espaços ainda pouco explorados e fugindo de clichês, nossas campanhas são focadas, leves e sempre bem humoradas e isso atrai públicos de todas as classes”, informa Grilo.
A liderança é compartilhada com a marca Cometa, com lojas em 39 pontos no Estado, que ocupa o topo pela terceira vez. Neste ano, a marca obteve 12,7% de recall, índice quase idêntico aos 12,8% da edição anterior.
Na sequência dos supermercados mais lembrados estão Assaí (7,9%), Centerbox (7,2%), Pão de Açúcar (6,2%), São Luiz (6,2%), Extra (5%), Do Povo (4,9%), Pinheiro (4%), Atacadão (3,4%), Carrefour e Guará (3%, cada), entre outros menos citados. Apenas 1% não soube informar o nome de algum supermercado.
Na pesquisa classes A e B, o primeiro lugar está com um empate quádruplo, considerando a margem de erro para esse recorte que é de oito pontos percentuais para o total da amostra, Frangolândia (13,9%), Cometa (12,1%), São Luiz (10,1%) e Extra (8,7%) figuram na primeira colocação.
Anuário Datafolha Top of Mind - Varejo - Supermercado AB
Novas estratégias nos descontos
Há 50 anos no Ceará, o São Luiz possui 23 lojas atendendo no varejo, e declara se basear nos valores de confiança, união, simplicidade e transparência para atender seus clientes.
Para a gerente de Marketing do Mercadinhos São Luiz, Ana Luiza Ramalho, o resultado na pesquisa AB reforça que estão conseguindo trilhar o caminho certo, colocando em prática, no dia a dia, os seus valores, de forma que clientes compreendam que aquilo que acreditam é vivenciado.
“Ou seja, no atendimento, na nossa oferta de produtos ou na atenção às mudanças de comportamento do nosso cliente”, diz Ramalho, que acredita que a principal estratégia do São Luiz é a constância na construção da reputação que se dá a partir dos valores: gente que gosta de gente, confiança, simplicidade, transparência, união e aperfeiçoamento.
“Buscamos estar sempre alinhados com o que comunicamos através da presença nas redes sociais e as parcerias com as mídias. O desenvolvimento de projetos como o Festival Costume Saudável e o Festival Costume Gourmet também são reflexos dessa nossa busca por oferecer conteúdo, informação, para empoderar cada vez mais nosso cliente na hora da compra”, ressalta a gerente.
Além disso, a marca tem a estratégia de estar presencial, com experiência em loja e abertura de novos espaços, ou através do e-commerce, seja pelo site, aplicativo ou WhatsApp, movimento que tem se fortalecido desde a pandemia.
“Outra ação importante para 2022 é a ampliação da nossa atuação em nossa marca que foca nos descontos, que é o Mercadão. Já temos três lojas no Ceará, em Fortaleza e no Crato, com previsão de inauguração de mais duas até o fim do ano. Este é mais um exemplo de que o São Luiz busca estar alinhado às tendências mundiais, incluindo esta, de crescimento dos formatos de lojas hard discount no varejo do Brasil, Europa, Estados Unidos e todo o mundo. Hoje, este é o formato de loja que mais cresce no Brasil e nós estamos atentos a este movimento”, finaliza Ramalho.
Maior vencedora da categoria AB
Com 12 conquistas, a marca Extra, rede controlada pelo grupo varejista GPA, é consagrada como a maior vencedora da categoria na pesquisa. Atualmente, o Extra atua no Ceará com o formato de supermercado, o Mercado Extra, com 146 lojas em todo o Brasil, além do e-commerce, Clube Extra.
“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos em receber mais uma vez o reconhecimento do público cearense. Temos uma relação de confiança que vem sendo construída com o consumidor em todos esses anos da marca Extra no Ceará. Nosso objetivo é fazer parte da rotina do cearense, seja nas compras do dia a dia nas lojas do Mercado Extra ou por meio do aplicativo Clube Extra e pelo e-commerce”, comemora Eduardo Telles, diretor de Marketing do GPA.
O diferencial divulgado pelo Extra é ter o cliente como centro das decisões, por isso acompanham 100% da jornada de compra e a opinião dele como uma fonte de conhecimento, que direciona os negócios da marca na busca constante de atendê-lo quando, onde e como ele desejar.
Para as próximas ações, Telles conta que a prioridade do Extra é continuar aprimorando a experiência de compra, permitindo que o consumidor possa sempre escolher quando, onde e como comprar os itens que desejar.
“A marca segue investindo no seu grande diferencial que é a capacidade de ser multicanal e oferecer aos clientes uma variedade de opções de compras e de navegação. O Extra investe bastante em tecnologia no e-commerce, além de contar com um dos maiores programas de fidelidade do varejo alimentar, o Clube Extra, com mais de 15 milhões de clientes cadastrados”, descreve.
No Ceará, a companhia também segue focada no Mercado Extra, seu formato de supermercado de vizinhança e que tem a dinâmica semelhante à de mercearias, com produtos necessários para o dia a dia e ofertas atrativas e conta com uma grande feira diária, valorizando os produtos como frutas, legumes e verduras, além de perecíveis, como açougue, padaria e peixaria.
“É um modelo totalmente voltado para as necessidades dos clientes que procuram praticidade em todos os instantes e um mix de produtos e serviços”, finaliza Telles.
Mesmo com pequena queda, Pague Menos lidera com folga categoria Farmácia
Em mais uma edição, a Pague Menos é a mais lembrada na categoria Farmácia na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Nesta nova edição, 2022- 2023, a marca obteve 69,9% das menções, leve queda em relação aos 76,2% do levantamento anterior.
Quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez, em 2002, quando ainda era denominada “Marcas do Ceará”, a Pague Menos também foi vencedora, quando obteve 74% de recall.
Anuário Datafolha Top of Mind - Varejo - Farmácia Geral
Terceira maior rede de farmácias do País e líder de mercado no Norte e Nordeste, as Farmácias Pague Menos somam 1.169 unidades em mais de 340 municípios, com cerca de 20 mil colaboradores.
A empresa foi fundada em 1981 e é a primeira rede de varejo farmacêutico a estar presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Esse reconhecimento é um momento muito especial para a Pague Menos, pois vem para coroar o trabalho realizado pela empresa ao longo do tempo e, principalmente, nos últimos dois anos, em que todos enfrentaram grandes desafios durante o período de pandemia, considera Renato Camargo, CXO da empresa.
“A companhia, que tem propósito e planejamentos bem definidos, sempre considerou o cliente como centro de sua estratégia e mantém sua busca constante em oferecer a melhor experiência. Portanto, certamente, essa conquista reitera a confiança dos consumidores no trabalho e dedicação de todos os colaboradores e parceiros da companhia”, avalia o executivo.
O principal desafio da companhia, especialmente num cenário social e econômico que ainda passa por transformações profundas provocadas pela pandemia de Covid-19, é continuar seu desenvolvimento para ser referência como uma solução completa de saúde.
Além disso, a Pague Menos pretende acelerar o seu plano de expansão orgânica, que prevê a abertura de 120 lojas em 2022, pois um de seus objetivos é que onde estiver um cidadão brasileiro, também haja uma Pague Menos.
Além disso, a rede de farmácias quer continuar transformando a jornada dos consumidores em um processo cada vez mais intuitivo e diferenciado, priorizando a experiência.
E, para isso, irá ampliar sua omnicanalidade e atender as expectativas dos novos perfis de consumidores, que apresentam motivações de compra distintas.
Além do e-commerce e App, o comprador dispõe de serviços como Clique&Retire, onde o cliente compra online e opta por retirar seus itens em uma loja; Prateleira Infinita, entrega na casa do cliente, sem custo, qualquer produto que ele não encontre na loja; lockers; e televendas, além do Programa de Benefícios em Medicamentos, Programa de assinatura com descontos progressivos.
Também conta com convênios e parcerias, SAC Farma com atendimento telefônico pelo farmacêutico, Atendimento de Medicamentos Especiais (AME); Plataforma Sempre Bem.
“Como companhia, estamos sempre mapeando, aprimorando e protegendo essa experiência tanto na loja física quanto no e-commerce. Nosso objetivo principal é arquitetar cada dia mais esse procedimento e solidificar a força da marca, porque ela é o resultado de um intenso e cuidadoso trabalho integrado para garantir a melhor experiência a esse consumidor”, declara Camargo.
No ranking geral ainda foram citadas as marcas Drogasil (4,5%), Extrafarma (3,4%), Dose Certa (2%), entre outras. Não sabem ou não se lembram de nenhuma marca de farmácia são 2,3% dos entrevistados, índice próximo aos 2% registrados no levantamento passado.
Na pesquisa classes A e B, a Pague Menos se mantém na liderança com 76,3% das menções e é seguida pela Drogasil, com 6%, Extrafarma, com 3,5%, Provida, com 2%, Farmácia do Trabalhador, Dose Certa e Central, com 1,4%, cada, e demais marcas com índices menores de lembrança.
Em maio deste ano, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu o aval para a Pague Menos concluir a compra da Extrafarma.
Anuário Datafolha Top of Mind - Varejo - Farmácia AB
Boris é destaque na categoria Ótica e Joalheria
Quando a categoria é Ótica e Joalheria, a Boris também destoa das concorrentes e segue líder absoluta. Pela 14ª vez é vencedora da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, como a marca mais lembrada pelos cearenses em seu segmento.
O índice obtido nesta edição, 2022-2023, foi 36,1%, ante os 39,1% alcançados na pesquisa anterior, 2021-2022. A marca também recebeu destaque no recorte das classes A e B, em que o índice é ainda maior, chegando a 38,4% das citações espontâneas.
Anuário Datafolha Top of Mind - Varejo - Ótica e Joalheria Geral
“Ficamos muito gratos por esse reconhecimento dos cearenses e sabemos que isso é fruto de um trabalho muito sério e feito com qualidade, sempre visando o bem-estar de todos que confiam na nossa marca, que é especialista em óculos de grau. Quando entendemos que se dedicar totalmente aos nossos clientes começa com o cuidado exclusivo com cada um, conseguimos perceber porque as Óticas Boris estão há 14 anos consecutivos, não só na mente, mas também no coração do povo cearense”, declara o fundador das Óticas Boris, José Airton Boris.
Desde o princípio, há 49 anos, o foco foi estar onde o público está, confidencia Boris. “Estamos sempre atentos às mudanças e às novas formas de se comunicar. Nosso foco está nos mínimos detalhes para agradar nossos clientes. Desde o atendimento até o pós-venda”, cita o fundador.
São mais de 50 lojas espalhadas por todo o Ceará. “Conquistamos essa marca também pela Boris Trading, uma forma de empreendedores abrirem suas próprias óticas com a força do nosso nome. E com a garantia de toda a assessoria comercial, operacional e administrativa”, revela Boris.
Na divulgação aos consumidores, estão em mídias offline, como televisão, programas de rádio, revistas e jornais, além de investirem nas mídias online, onde possuem atuação diária nas mídias sociais, para fortalecer a aproximação com o público e a modernização da marca Óticas Boris.
Outras marcas que também apareceram na lembrança do consumidor cearense foram Diniz (7,9%), Casa dos Relojoeiros (6%), Rommanel (5,4%), Itamaraty (4,1%), Carol (2,5%), Visão (2,4%), Ótica do Trabalhador (1,4%), Cruz de Ouro (1,2%), King Jóias (1%), entre outras com índices mais baixos.
A parcela que não soube informar o nome de nenhuma ótica e joalheria cresceu de 7,6% para 15%.
No recorte das classes A e B também foram lembradas as marcas Casa dos Relojoeiros (7,9%), Diniz e Óticas Carol (ambas com 5,2%), Visão (4,8%), Itamaraty (4,7%), Rommanel (4,1%), dentre outras com índices menores de citações.
Anuário Datafolha Top of Mind - Varejo - Ótica e Joalheria AB
Como é realizada e quem participou da pesquisa
A convite do Anuário Ceará, o Instituto Datafolha aplicou entre os dias 8 a 19 de abril de 2022 a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind com 503 entrevistados na população geral, bem como 149 entrevistas com o público das classes A/B.
Do total, 55% foram mulheres e a 45% homens. A faixa etária contemplou 52% com mais de 41 anos; 29% entre 26 e 40 anos; e 18% entre 25 e 16 anos. Já 67% estão entre pessoas economicamente ativas e 33% inativas.
Os pesquisadores foram às ruas, após dois anos de realização por telefone em virtude da pandemia da Covid-19 e fizeram a seguinte pergunta: "Qual a marca que vem à sua cabeça quando se fala em..." e citam os 23 segmentos definidos, além da Top do Top, a marca mais lembrada seja qual for o produto ou serviço.
O Datafolha traz, exatamente, como o respondente mencionou. É uma pesquisa de recall, é como o produto ou serviço está na cabeça do entrevistado. Logo pode ser a sigla, o apelido ou o nome completo. Para cada menção há um percentual próprio.
Um ponto que chama a atenção é que apesar de ser um produto já consolidado do Grupo O POVO, o Anuário se renova a cada edição, agrega novos conteúdos, além de atualizar a base de dados anualmente.
Na Web, ele tem acesso gratuito pelo site e os leitores podem consultar todo o conteúdo. Para conferir o material na íntegra clique aqui.
Conheça conteúdo completo do Anuário Datafolha Top of Mind
Nas matérias seguintes sobre a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, O POVO traz, individualmente, os setores e suas categorias, como Comunicação; Varejo e Serviços, destacando os vencedores e os seus diferenciais no mercado.
Além disso, uma reportagem vai expor o resultado consolidado da pesquisa Top of Mind e as marcas mais lembradas pelo consumidor cearense no Top do Top, aquelas que estão na lembrança imediata da população.
O que é o Anuário do Ceará
Anuário do Ceará é uma obra completa sobre os dados Estado do Ceará, dos aspectos econômicos, políticos, administrativos, culturais, sociais, entre outros.
Nesta edição 2022-2023, a publicação homenageia o centenário de Aldemir Martins, que ilustra as 680 páginas de informação e análise, com uma série de dados exclusivos, em 14 capítulos.
E o Anuário tem um novo capítulo. O ano histórico para o futebol cearense em 2022 ensejou um material especial.
Outro destaque é a 5ª edição do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará-Ipece) além dos novos rankings dos parlamentares mais influentes.
A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind mostra a força das marcas em 23 categorias, além da marca Top do Top.
O Anuário é feito de muita informação atualizada com rigor jornalístico, vide o Guia das Cidades. Cerca de 100 dados sobre cada um dos municípios.
O time comandado pela editora-executiva Joelma Leal sob a tutela do editor geral do Anuário do Ceará, Jocélio Leal, apura, checa, revisa e edita as informações.
Coube à editora de arte Andrea Araujo e sua equipe comandar e trazer à tona o centenário de Aldemir Martins nas páginas da publicação.
Serviço
Anuário do Ceará 2022-2023
Em breve, a publicação impressa estará à venda nas bancas, nas livrarias e na sede do O POVO
Site: www.anuariodoceara.com.br
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