Governo do Ceará assina o 19º memorando para produção de hidrogênio verde
Na mesma ocasião, foi assinado um memorando para implantação de uma fábrica em Fortaleza que produzirá ônibus elétricosA governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), assinou nesta quinta-feira, 14, o 19° memorando de entendimento para produção de hidrogênio verde (H2v), com a empresa Enel Green Power.
Na mesma ocasião, foi assinado um memorando para implantação de uma fábrica em Fortaleza que produzirá ônibus elétricos, movidos à bateria e hidrogênio no Estado, projeto que deve ser executado pela Higer Bus. "A assinatura desses memorandos contribuem para o desenvolvimento econômico da nossa região e com o projeto de produção de uma energia limpa", ressaltou a governadora Izolda Cela.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A presidente da Enel Ceará, Márcia Sandra Vieira, explicou que a empresa pretende desenvolver, a curto prazo, o projeto Green Hydrogen Fortaleza, com capacidade instalada em uma primeira fase, de até 400MW de eletrolisadores. "Nossa intenção é desenvolver um projeto em Quixeré e integrar o Hub de Hidrogênio Verde no Ceará, gerando desenvolvimento e avançando no projeto de descarbonização da nossa matriz energética", acresentou.
Já a Higer Bus planeja iniciar a produção de seus veículos no Brasil a partir de 2023, depois da fase de importação regular das primeiras unidades a partir do primeiro semestre de 2022. Na primeira fase, os ônibus elétricos da Higer serão importados. A etapa final será a nacionalização da oferta de peças, dentro de dois anos, para completar os planos de estabelecer em território brasileiro uma unidade de produção local.
“Demos dois passos importantes rumo à descarbonização do meio ambiente. Assinamos com empresas que estão comprometidas com a transição energética e escolheram o estado do Ceará por estarmos na vanguarda desse movimento mundial. Sem falar que o Ceará oferece infraestrutura, como Porto do Pecém e a ZPE Ceará, a única Zona de Processamento de Exportação em funcionamento no Brasil”, enfatizou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior.
Mais notícias de Economia
- Confira os assuntos econômicos mais relevantes no Ceará, no Brasil e no Mundo
- Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
- Assista ao noticiário econômico nacional no Economia na Real no Youtube do O POVO
- Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor no Youtube e TikTok do O POVO