As marcas de Saúde mais ativas nas mentes dos cearenses no Top of Mind

Anuário Datafolha Top of Mind identifica as marcas mais fortes no Ceará dos segmentos de Planos de Saúde, Hospital, Clínicas de Raio X e Diagnóstico por Imagem e Laboratórios de Análises Clínicas

18:39 | Jul. 13, 2022

Por: Carol Kossling
A edição 2022-2023 do Anuário do Ceará é composta por 680 páginas e 14 capítulos (foto: Reprodução )

Com a chegada, e manutenção, da pandemia de Covid-19, ficou ainda mais evidente a atenção e os cuidados que são precisos se ter com a saúde. Tanto na utilização da medicina preventiva como nos diagnósticos e tratamentos de doenças virais ou crônicas.

Diante deste cenário, as empresas relacionadas a esse setor investem constantemente em mídias offline e online para destacar seus serviços e benefícios.

E a pesquisa de recall Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023 foi termômetro da força das marcas do setor de Saúde, com quatro categorias - Plano de Saúde; Hospital; Clínicas de Raio X e Diagnóstico por Imagem; e Laboratórios de Análises Clínicas.

Anuário Datafolha Top of Mind - Saúde - Plano de Saúde Geral

Com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde, o Hapvida, por exemplo, voltou a liderar, de forma isolada, na categoria geral de Plano de Saúde, com 48,8% das citações.

Na edição passada a marca alcançou 34,9% e havia ficado na segunda posição. Antes, estava à frente na categoria entre 2011 e 2020, levando o prêmio de maneira isolada em quatro edições (2012, 2013, 2014 e 2016).

Em 2022, a combinação de negócios do Hapvida com a NotreDame Intermédica (NDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo. Simone Varella, diretora de Relações Públicas do Sistema Hapvida, destaca que a empresa recebe o prêmio com muita alegria.

“Nossa missão sempre foi trabalhar para garantir o acesso à saúde em todo Brasil. Sentimos orgulho, porque o Ceará é a nossa casa, foi aqui que nascemos. Logo, este reconhecimento tem um sabor e uma importância inigualável. Nenhum prêmio é mais importante, para a gente, do que um reconhecimento em nossa casa”, celebra.

A companhia possui mais de 68 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 28 mil dentistas, comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços por meio de uma rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Desde o início da pandemia, a empresa tem investido em inovação e tecnologia e foram mais de 1 milhão de teleconsultas. “Com uma plataforma própria, a telemedicina do Sistema Hapvida oferece serviços de consultas imediatas e eletivas. Continuaremos investindo em estrutura física e virtual para que nossos clientes contem com um atendimento cada vez melhor e mais inovador”, explica Varella.

A executiva ainda destaca a importância da imprensa, que foi maior elo de conscientização junto a pessoas que ansiavam por se proteger do vírus.

“O Grupo O POVO teve importante função social. O Jornalismo sério e competente foi fundamental na batalha diária contra a Covid-19. O Grupo transformou suas diferentes plataformas em trincheiras de combate à doença. Informações responsáveis nos ajudaram a salvar vidas, durante todas as etapas da pandemia, desde a prevenção até a vacinação”, conclui.

Modelo cooperativista

Em segundo lugar na categoria geral está a Unimed, com 33% das respostas espontâneas. A empresa é a maior vencedora da categoria, somando 10 conquistas. Na edição passada teve 44,4% das lembranças.

 

Ao responderem, os entrevistados não indicaram, especificamente, à qual marca estão se referindo. No Ceará, atuam mais de dez empresas distintas com a presença Unimed no nome. Já na pesquisa de recall com a classe A e B, a cooperativa é líder com 53% das indicações.

Anuário Datafolha Top of Mind - Saúde - Plano de Saúde AB

Funcionando como operadora de planos de saúde privada em todas as regiões do Brasil, a Unimed Ceará, fundada em 1985, atua em modelo empresarial cooperativista e é a Federação das Unimeds do Estado do Ceará ao reunir nove filiadas em seu sistema.

Compõe uma rede integrada que facilita o acesso de clientes em clínicas, hospitais e consultórios médicos em suas próprias cidades.

Darival Bringel, presidente da Unimed Ceará, acredita que a menção na pesquisa seja resultado é reflexo do relacionamento que a operadora mantém com sua clientela.

“Atribuímos este resultado ao jeito de cuidar Unimed, através do qual encantar o cliente passa a ser nosso foco principal. Buscamos excelência em tudo que fazemos. Gerar experiências positivas a todos que confiam em nosso trabalho é prioridade. Nosso atendimento se adequa à realidade de cada filiada, respeitando a sua singularidade, autonomia e maturidade, viabilizando caminhos para uma evolução contínua”, afirma.

A gerente de Marketing e Comunicação da Unimed Fortaleza, Mariana Matos, atrela o resultado da pesquisa a estratégias de comunicação e ações de marketing que visam à aproximação do público.

“A Unimed Fortaleza tem realizado intensos e constantes investimentos em sua rede própria, a modernização do atendimento e estruturas, investimento em tecnologia e, principalmente, na melhor experiência do cliente e no cuidado com as pessoas, refletindo o jeito de cuidar Unimed e uma cultura organizacional forte”, declara.

Hospitais: quatro marcas figuram entre as mais citadas

Estabelecimento de muita importância na vida da população, pois precisa gerar confiança, qualidade, eficiência e conforto, o hospital também é contemplado como categoria pela pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023.

Na mente dos cearenses, tanto unidades públicas como particulares fazem parte desta lembrança quando questionados de forma espontânea o que vem à mente quando o assunto é hospital.

Na primeira colocação da pesquisa geral, em virtude da margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, ficou caracterizado empate técnico entre: Hospital da Unimed, Hapvida, Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Instituto José Frota (IJF).

Anuário Datafolha Top of Mind - Saúde - Hospital Geral

O Hospital da Unimed, em referência ao Hospital Regional da Unimed (HRU), passou de 12,7%, na pesquisa anterior, para 11,1% na atual.

Para Mariana Matos, gerente de Comunicação e Marketing da Unimed Fortaleza, o Hospital Unimed estar em 1º lugar da marca de hospital mais lembrada pelos cearenses é um resultado de felicidade.

“É um reconhecimento a todos os esforços de marketing e comunicação e às pessoas que constroem essa marca. É uma colocação que reflete o nosso compromisso enquanto marca, de promover o bem-estar, não só aos nossos clientes, mas à sociedade como um todo”, comemora.

Nos últimos anos, a empresa, especialmente no que se diz ao combate à pandemia, aumentou sua capacidade de atendimento em número de leitos e construiu um hospital de campanha que atendeu cerca de 1.500 pacientes.

A relação transparente com a população também é vista por Matos como um dos fatores que levaram ao reconhecimento. Além dos investimentos em qualidade e segurança.

Atualmente, o Hospital Unimed é acreditado internacionalmente, no nível Diamante, maior da categoria, pelo processo de Acreditação Internacional pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

Em procedimentos de alta complexidade é referência, com pioneirismo no serviço de transplante de medula óssea, tendo já realizado mais de 130 operações, desde 2014. 

Nesste ano, participa de mais um processo de Acreditação Hospitalar internacional "para promover a segurança e qualidade da assistência aos pacientes".

Mais que o dobro

Seguindo a primícia que atendimento ao cliente é a melhor estratégia. A Hapvida divide o primeiro lugar, com 10,9% das respostas, demonstrando grande evolução de 4,7% na edição passada.

“Não existe marca que se mantenha se ela não tiver um serviço e a sua atividade final seja bem executada. Então, o fato de a gente estar realizando um ótimo serviço para a população do Ceará é o que gera este reconhecimento. Isto é a razão de ser do Hapvida”, diz Simone Varella, diretora de Relações Públicas do Sistema Hapvida.

Para continuar alcançando os melhores resultados, a Hapvida pretende manter a proximidade com os clientes, ouvi-los e buscar melhorias contínuas. “O cliente sempre precisa perceber a gente como uma empresa que ele pode confiar na hora que ele mais precisa”, afirma Varella.

O público também entra no topo

Já o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) foi de 12,7%, na pesquisa anterior, para 10%; e o Instituto Jose Frota (IJF) foi de 12,7% para 8,7%, porém com o empate técnico ambos permanecem no primeiro lugar ao lado da Unimed e Hapvida.

No último mês de maio, o HGF passou a ser administrado pela Fundação Regional de Saúde do Ceará (Funsaúde Ceará). Ele é o maior hospital público da rede estadual.

Atualmente, conta com 545 leitos entre eletivo, emergência, obstetrícia e unidades de terapia intensiva (UTI) adulto e neonatal. São mais de 20 mil atendimentos mensais.

Com 53 anos de atuação, o HGF é referência em procedimentos de alta complexidade, como cirurgias, neurocirurgias, transplantes, obstetrícia de alto risco. Oferece 33 especialidades médicas e 64 subespecialidades e o HGF um Centro de Ensino e Pesquisa com 38 programas de residência médica e multiprofissional.

E mantém o único Banco de Olhos público do Ceará, fazendo captação, preservação e distribuição de córneas para os 13 centros transplantadores. Além de córneas, o hospital realiza transplantes de fígado, pâncreas e rim.

Para a Dra. Judith Caetano, diretora técnica do HGF, o hospital está entre as marcas mais lembradas do Ceará pela diversidade e pela qualidade de serviços ofertados.

“O HGF vem investindo na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da aquisição e do aprimoramento de tecnologias e da capacitação e formação de profissionais”, declara.

IJF 12 vezes no topo

Reconhecido como referência no atendimento a vítimas de traumas e lesões, o Instituto José Frota (IJF), funcionando há 85 anos, tem investimentos em qualidade e modernização de serviços. Manteve seu protagonismo também no tratamento das vítimas de complicações por Covid-19.

Além das questões técnicas, melhorias na comunicação são apontadas como os motivos para o bom resultado. Das 14 edições já realizadas da pesquisa, o IJF esteve 12 vezes no topo.

Para Anderson Pires, assessor de Comunicação do Instituto Dr. José Frota (IJF), o reconhecimento é extremamente gratificante e reforça o compromisso com o atendimento público, gratuito e de qualidade.

“A presença é reflexo do compromisso da instituição com a população cearense, bem como do processo contínuo de valorização da marca nos veículos de comunicação. Assim, esse resultado também é justificado pelo reconhecimento público da instituição como destino seguro e confiável para a assistência hospitalar em situação de urgência e emergência para traumas, queimaduras e intoxicações”, informa.

Para manter-se no primeiro lugar, Pires destaca o reforço da presença do hospital no ambiente virtual, com perfis oficiais em plataformas digitais, projetos em telemedicina, publicação de podcasts e vídeos institucionais, eventos científicos, capacitações e a disponibilização de livros e manuais para ampla consulta.

“Essas medidas são indispensáveis, uma vez que, em momentos de riscos, a informação correta é fundamental para o salvamento de vidas”, avalia.

Nas classes A e B, considerando a margem de erro de oito pontos percentuais, ficou caracterizado empate técnico entre Hospital da Unimed (18%) e Hapvida (12,7%).

Anuário Datafolha Top of Mind - Saúde - Hospital AB

Exames clínicos merecem atenção e cuidado

Apesar da importância dos laboratórios de análise clínica na prevenção e diagnóstico de doenças, quase a metade dos entrevistados na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, 48,9%, não soube informar o nome de nenhum laboratório desta categoria.

Entre os citados, houve teve empate técnico, em virtude dos pontos percentuais, entre Emilio Ribas, 10,7%, e Clementino Fraga, 8,3% na categoria geral.

Anuário Datafolha Top of Mind - Saúde - Laboratório de Análise Clínica Geral

Fundado em 1979, o Emilio Ribas possui um núcleo técnico operacional e 18 unidades distribuídas em Fortaleza e na Região Metropolitana. A gerente de Marketing do Emilio Ribas, Iná Silveira Fernandes, avalia que o resultado é uma confirmação de que a empresa está no caminho certo no cuidado com a saúde dos cearenses.

“Isso nos dá motivação para a expansão dos nossos serviços, agora, também, com Diagnóstico por Imagem, clínica de vacinação e consultas médicas. E para os mais de 390 colaboradores, isso é um reconhecimento dos nossos queridos clientes por toda a dedicação dada a eles nesses 43 anos de excelência em diagnóstico”, relata.

Com uma equipe altamente qualificada, equipamentos de última geração e um controle de qualidade reconhecido pela ISO 9001, Palc e Controllab, o Emilio Ribas prioriza a credibilidade técnica e sabe, segundo a gerente de marketing, que o reconhecimento está ligado a isso. 

Anuário Datafolha Top of Mind - Saúde - Laboratório de Análise Clínica AB

 

Certificações para evoluir

Na pesquisa geral, o Clementino Fraga evoluiu, de 7,3% da pesquisa anterior para 8,5% nesta edição. Já na pesquisa com a classe A e B ficou com 16,1% e o Emilio Ribas 23,4%, o que caracteriza empate técnico em virtude dos oito pontos percentuais para mais ou menos conforme critério do Datafolha.

O laboratório Clementino Fraga iniciou sua participação, na década de 1970, no Programa de Excelência para Laboratórios Médicos (Controllab) e segue buscando o que há de mais moderno e atual no segmento. Luiz Carlos Vieira Tomé, diretor executivo do laboratório Clementino Fraga, ressalta que a empresa está lisonjeada em ocupar a colocação.

“Nossa estratégia é sempre qualidade. Nesse momento somos o único laboratório da região Norte e Nordeste que possui quatro certificações laboratoriais. Entendemos que devemos estar sempre na vanguarda tecnológica e atendendo os nossos clientes da forma que nós somente nós atendemos”, destaca.

Cinco marcas empatam na categoria Clínica de Raio x e Diagnóstico por Imagem

Outro equipamento de relevância indispensável na medicina atual, a categoria Clínica de raio X e diagnóstico por imagem traz pela terceira vez consecutiva as marcas mais lembradas dos cearenses.

Com alto índice de respostas que não sabem ou não lembram, 47,1%, esse segmento conta com cinco marcas empatadas, por conta da margem de erro de quatro pontos percentuais do Anuário Datafolha Top of Mind. São elas: Omnimagem (5,5%), Boghos Boyadjian (5,4%), SiM (5%), Hapvida (4,7%) e Unimagem (4,6%).

Anuário Datafolha Top of Mind - Saúde - Clínica de Raio X e Diagnóstico por Imagem Geral

Com 30 anos de atuação, a Omnimagem possui seis unidades, sendo cinco localizadas em Fortaleza e uma na cidade de Maracanaú. Desde sua fundação, destaca a importância dos exames radiodiagnósticos precisos e seguros.

Guilherme Said, gerente de expansão e desenvolvimento, diz que a equipe se sente honrada em poder cumprir, a cada dia, o propósito de promover saúde e bem-estar para a sociedade cearense, por meio de soluções em diagnóstico por imagem, com qualidade, inovação e humanização.

“Temos o grande desafio de profissionalizar cada vez mais a nossa gestão, além de estarmos antenados com as inovações e exigências de uma sociedade cada vez mais dinâmica. Como estratégias, queremos manter o nosso nível de adaptação ao mundo atual, trabalhando com controles, planejamento, foco nas pessoas e atendimento de excelência à sociedade”, ressalta.

Já a Boghos Boyadjian, fundada em 1978, conta com cinco unidades em Fortaleza, uma em Maracanaú e uma em Sobral. Para Fabrine Pinho, gestora de Marketing, o histórico da clínica como precursora em seu segmento no Estado é um dos motivos para a fidelização dos clientes.

“Desde sua fundação, a clínica acompanha o processo de evolução tecnológica dos principais centros médicos do mundo, adotando equipamentos de última geração e precisos nos resultados dos exames. Além disso, conta com médicos qualificados, estrutura diferenciada, excelência no atendimento e rapidez na entrega de resultados”, destaca Pinho

Mais opções ao consumidor

A Clínica SiM, que completa 15 anos em 2022, foi criada com o foco em oferecer atendimento médico e odontológico a pessoas que não possuem planos de saúde privados.

O coordenador de Marketing da rede, Victor Almeida, acredita que o resultado é fruto do trabalho árduo de muita gente, desde os operadores da central de agendamento aos recepcionistas e enfermeiras das unidades, que prestam suporte para que os pacientes consigam fazer suas consultas e exames com rapidez e economia.

Além do corpo clínico de médicos que atua com toda a competência e excelência na técnica e no cuidado com cada paciente.

“Nos sentimos antes de tudo muito gratos pelo reconhecimento e confiança do público que todos os dias nos confia o cuidado de bem mais precioso que toda pessoa tem que é a saúde”, revela o coordenador.

A estratégia atual consiste em divulgar os serviços nos diversos canais - site, telefonia, aplicativo, WhatsApp, redes sociais e canais de alcance de mídia como portais de notícias.

A omnicanalidade e o fácil acesso à gestão de prescrições e resultados de exames são as chaves da estratégia. Hoje, por meio do aplicativo Clínica SiM+ os pacientes podem acessar consultas médicas virtuais de pronto atendimento e ter sempre à mão seu histórico de prescrições e resultados de exames.

Reconhecimento e avanço

“Precisamos que nosso público saiba cada vez mais que somos uma clínica onde se resolve tudo no mesmo lugar: Você faz a consulta com o médico, seus exames de sangue, seu exame de ultrassom e já retorna ao médico rapidamente para ter seu diagnóstico”, enfatiza.

Simone Varella, diretora de Relações Públicas do Sistema Hapvida, ressalta os números da rede assistencial que a empresa mantém no Ceará com seis hospitais, cinco prontos atendimentos, 21 clínicas médicas e diversos centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

“Agradecemos muito por esse reconhecimento! Esta tripla premiação, como operadora, hospital e clínica de raio x e diagnóstico por imagem, o que consolida, para a companhia, o valor da nossa operação, que é a alma da operadora”, celebra Varella.

Expansão no mercado cearense

A Unimagem, que opera desde 1993 em Fortaleza (CE), iniciou o atendimento apenas com pacientes do Hospital São Mateus e, depois, passou a atender também o público externo ao hospital, adquirindo novos equipamentos e aumentando sua gama de exames.

Hoje, a equipe conta com 81 colaboradores e 29 médicos especializados para realização de exames de Raio X, Mamografia, Ultrassonografia, Densitometria Óssea, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, com equipamentos de última geração e o melhor atendimento.

“Tivemos um papel muito importante no diagnóstico e controle evolutivo de pacientes com Covid-19 na pandemia. Trabalhamos 24h, 7 dias por semana, realizando exames de raio x, tomografia computadorizada, ultrassonografia e ressonância magnética, sempre seguindo protocolos muito rígidos de descontaminação de ambientes e com protocolo de entrega de exames de emergência em até 2h após a realização”, comenta a dra. Jessica Gomes Frota, diretora médica do Unimagem.

Na recorte com as classes A e B ficou caracterizado empate entre a Boghos Boyadjian (12%) e a Omnimagem (7,4%). A margem de erro é de oito pontos percentuais. Em seguida estão Sonimagem (6%), Unimagem (4,9%) e Clínica Trajano Almeida (3,9%).

Anuário Datafolha Top of Mind - Saúde - Clínica de Raio X e Diagnóstico por Imagem AB

Como é realizada e quem participou da pesquisa

A convite do Anuário Ceará, o Instituto Datafolha aplicou entre os dias 8 a 19 de abril de 2022 a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind com 503 entrevistados na população geral, bem como 149 entrevistas com o público das classes A/B.

Do total, 55% foram mulheres e a 45% homens. A faixa etária contemplou 52% com mais de 41 anos; 29% entre 26 e 40 anos; e 18% entre 25 e 16 anos. Já 67% estão entre pessoas economicamente ativas e 33% inativas.

Os pesquisadores foram às ruas, após dois anos de realização por telefone em virtude da pandemia da Covid-19 e fizeram a seguinte pergunta: "Qual a marca que vem à sua cabeça quando se fala em..." e citam os 23 segmentos definidos, além da Top do Top, a marca mais lembrada seja qual for o produto ou serviço.

 

O Datafolha traz, exatamente, como o respondente mencionou. É uma pesquisa de recall, é como o produto ou serviço está na cabeça do entrevistado. Logo pode ser a sigla, o apelido ou o nome completo. Para cada menção há um percentual próprio.

Um ponto que chama a atenção é que apesar de ser um produto já consolidado do Grupo O POVO, o Anuário se renova a cada edição, agrega novos conteúdos, além de atualizar a base de dados anualmente.

Na Web, ele tem acesso gratuito pelo site e os leitores podem consultar todo o conteúdo. Para conferir o material na íntegra clique aqui.

Conheça conteúdo completo do Anuário Datafolha Top of Mind

Nas matérias seguintes sobre a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, O POVO traz, individualmente, os setores e suas categorias, como Comunicação; Varejo e Serviços, destacando os vencedores e os seus diferenciais no mercado.

Além disso, uma reportagem vai expor o resultado consolidado da pesquisa Top of Mind e as marcas mais lembradas pelo consumidor cearense no Top do Top, aquelas que estão na lembrança imediata da população. 

O que é o Anuário do Ceará

Anuário do Ceará é uma obra completa sobre os dados Estado do Ceará, dos aspectos econômicos, políticos, administrativos, culturais, sociais, entre outros. 

Nesta edição 2022-2023, a publicação homenageia o centenário de Aldemir Martins, que ilustra as 680 páginas de informação e análise, com uma série de dados exclusivos, em 14 capítulos.

E o Anuário tem um novo capítulo. O ano histórico para o futebol cearense em 2022 ensejou um material especial.

Outro destaque é a 5ª edição do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará-Ipece) além dos novos rankings dos parlamentares mais influentes.

A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind mostra a força das marcas em 23 categorias, além da marca Top do Top.

O Anuário é feito de muita informação atualizada com rigor jornalístico, vide o Guia das Cidades. Cerca de 100 dados sobre cada um dos municípios.

O time comandado pela editora-executiva Joelma Leal sob a tutela do editor geral do Anuário do Ceará, Jocélio Leal, apura, checa, revisa e edita as informações.

Coube à editora de arte Andrea Araujo e sua equipe comandar e trazer à tona o centenário de Aldemir Martins nas páginas da publicação.

Serviço

Anuário do Ceará 2022-2023

Em breve, a publicação impressa estará à venda nas bancas, nas livrarias e na sede do O POVO

Site: www.anuariodoceara.com.br 

Veja outros resultados do Anuário Datafolha Top of Mind

Mais notícias de Economia