Anuário Datafolha Top of Mind revela marcas mais lembradas no Ceará
Uma série de reportagens, que inicia hoje, 6 de julho, e segue até 22 de julho, vai apresentar as empresas que vêm à mente da população cearense em nove setores e 23 categorias. O resultado está no Anuário do Ceará 2022-2023, material em circulação mais antigo no Estado e que é referência do Grupo de Comunicação O POVOA partir de hoje, 6 de julho, O POVO traz uma série de reportagens, que segue até 22 de julho, sobre o resultado da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, que revela as marcas nacionais e locais mais lembradas pelos consumidores no Estado.
O resultado está publicado no Anuário do Ceará 2022-2023 e conta com nove setores – Top do Top; Educação; Saúde; Varejo; Comunicação; Serviços; Alimentos e Bebidas, além de Representa O Ceará; e Área Social e Ambiental, estes que estão na segunda edição. Ainda são 23 categorias e na estreia o segmento Marca de Carro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para a editora-executiva do Anuário do Ceará, Joelma Leal, a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind aponta e revela a força das marcas. “Trata-se de um instrumento precioso para identificar e saber onde e como é possível melhorar determinadas comunicações, manter ou mudar a rota para estar vivo na lembrança dos consumidores”, afirma.
Entre as oportunidades para as marcas e agências das empresas, Joelma cita que nas categorias "Representa o Ceará" e "Área Social ou Ambiental", por exemplo, boa parte não soube citar o nome de nenhuma marca. Isso revela um nicho de mercado a ser explorado.
Oportunidades e curiosidades
“Há categorias em que o índice de “não sabe ou não lembra” chama a atenção pelo volume, daí uma oportunidade de trabalhar a fim de atrair ou resgatar essa lembrança”, alerta e editora-executiva.
Outra curiosidade da publicação é que alguns resultados mostram marcas que sequer existem mais, porém permanecem fortes na mente das pessoas.
Também é novidade nesta edição a categoria Jornal, que mostra O POVO como líder, novamente, desta vez com 45,1% das menções.
Como é realizada e quem participou da pesquisa
A convite do Anuário Ceará, o Instituto Datafolha aplicou entre os dias 8 a 19 de abril de 2022 a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind com 503 entrevistados na população geral, bem como 149 entrevistas com o público das classes A/B.
Do total, 55% foram mulheres e a 45% homens. A faixa etária contemplou 52% com mais de 41 anos; 29% entre 26 e 40 anos; e 18% entre 25 e 16 anos. Já 67% estão entre pessoas economicamente ativas e 33% inativas.
Os pesquisadores foram às ruas, após dois anos de realização por telefone em virtude da pandemia da Covid-19 e fizeram a seguinte pergunta: "Qual a marca que vem à sua cabeça quando se fala em..." e citam os 23 segmentos definidos, além da Top do Top, a marca mais lembrada seja qual for o produto ou serviço.
“O Datafolha traz, exatamente, como o respondente mencionou. É uma pesquisa de recall, é como o produto ou serviço está na cabeça do entrevistado. Logo pode ser a sigla, o apelido ou o nome completo. Para cada menção há um percentual próprio”, revela Joelma.
O editor-geral do Anuário do Ceará, Jocélio Leal, revela que esta edição impressa é uma obra de arte, tem uma aura. “Isso explica por que o livro é tão desejado. Ao mesmo tempo em que tem esse caráter artístico é uma publicação muito funcional e de fácil navegação”, detalha.
Um ponto que chama a atenção é que apesar de ser um produto já consolidado do Grupo O POVO, o Anuário se renova a cada edição, agrega novos conteúdos, além de atualizar a base de dados anualmente.
Na Web, ele tem acesso gratuito pelo site e os leitores podem consultar todo o conteúdo. Para conferir o material na íntegra clique aqui.
Conheça conteúdo completo do Anuário Datafolha Top of Mind
Nas matérias seguintes sobre a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, O POVO traz, individualmente, os setores e suas categorias, como Educação; Alimentos e Bebidas; Saúde; Comunicação; Varejo e Serviços, destacando os vencedores e os seus diferenciais no mercado.
Além disso, uma reportagem vai expor o resultado consolidado da pesquisa Top of Mind e as marcas mais lembradas pelo consumidor cearense no Top do Top, aquelas que estão na lembrança imediata da população.
O que é o Anuário do Ceará
Anuário do Ceará é uma obra completa sobre os dados Estado do Ceará, dos aspectos econômicos, políticos, administrativos, culturais, sociais, entre outros.
Nesta edição 2022-2023, a publicação homenageia o centenário de Aldemir Martins, que ilustra as 680 páginas de informação e análise, com uma série de dados exclusivos, em 14 capítulos.
E o Anuário tem um novo capítulo. O ano histórico para o futebol cearense em 2022 ensejou um material especial.
Outro destaque é a 5ª edição do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará-Ipece) além dos novos rankings dos parlamentares mais influentes.
A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind mostra a força das marcas em 23 categorias, além da marca Top do Top.
O Anuário é feito de muita informação atualizada com rigor jornalístico, vide o Guia das Cidades. Cerca de 100 dados sobre cada um dos municípios.
O time comandado pela editora-executiva Joelma Leal apura, checa, revisa e edita as informações. Coube à editora de arte Andrea Araujo e sua equipe comandar e trazer à tona o centenário de Aldemir Martins nas páginas da publicação.
Serviço
Anuário do Ceará 2022-2023
Em breve, a publicação impressa estará à venda nas bancas, nas livrarias e na sede do O POVO
Site: www.anuariodoceara.com.br
Veja os resultados do Anuário Datafolha Top of Mind
Mais notícias de Economia
- Confira os assuntos econômicos mais relevantes no Ceará, no Brasil e no Mundo
- Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
- Assista ao noticiário econômico nacional no Economia na Real no Youtube do O POVO
- Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor no Youtube e TikTok do O POVO