Santa Quitéria: as visões do projeto de exploração de urânio e fosfato no Ceará

O especial Projeto Santa Quitéria é uma produção para o multistreaming de jornalismo do O POVO chamado de OP+. A reportagem conta com quatro episódios mais um documentário sobre a exploração de urânio e fosfato em Santa Quitéria no Ceará; confira

11:29 | Jun. 06, 2022

Por: Beatriz Cavalcante
Uma das três galerias que usaram para fazer as pesquisas dos minérios de Santa Quiteria com a placa que indica risco de radiação (foto: Aurelio Alves)

Santa Quitéria, no Ceará, é palco do projeto de mineração de urânio, para gerar energia nuclear, e de fosfato, para fertilizantes. Para mostrar as visões de setor produtivo, governos federal e estadual e do outro lado das comunidades afetadas e estudiosos, O POVO viajou para a cidade a 229,2 km de Fortaleza. Veja abaixo o trailer do documentário que nasceu da reportagem, que acompanha ainda quatro episódios de matérias no O POVO+.

Assista ao trailer do documentário - Projeto Urânio: o conflito da mina em Santa Quitéria

 

Santa Quitéria: como ler e assistir sobre mineração de urânio e fosfato no Ceará

O conteúdo da reportagem seriada sobre produção de urânio e fosfato no interior do Ceará, em Santa Quitéria, conta com um documentário e quatro episódios sobre a exploração dos minérios no Estado.

O documentário conta as diferentes visões sobre o projeto. De um lado, as empresas responsáveis pela mineração, Governo Federal, Governo do Ceará e setor produtivo. De outro, as comunidades e estudiosos. Na dúvida, ainda algumas prefeituras do entorno de Santa Quitéria, como de Madalena, Canindé e Itatira.

>> Assista aqui ao documentário completo sobre a exploração de urânio e fosfato em Santa Quitéria-CE

No primeiro episódio, O POVO faz o resgate histórico dos mais de 50 anos de tentativas de exploração de minérios no município cearense, cuja licença ambiental já havia sido negada por duas vezes, e agora teve a primeira autorização do Ibama.

>> Leia aqui o 1º episódio: entre o sonho desenvolvimentista e as falhas da mineração

Em seguida, traz a visão dos moradores de Santa Quitéria, municípios e comunidades no entorno, que temem o risco de contaminação pelo material radioativo a ser produzido na região, com impacto nos meios econômicos de sobrevivência destas localidades, baseadas principalmente em produção agrícola de pequenos produtores.

A exemplo de projetos que já ocorrem no Brasil, os agricultores têm receio de suas produções serem renegadas por estarem em região de mineração de radioativos, à luz do que aconteceu em Caetité, na Bahia, além dos acidentes em Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais.

>> Veja o 2º episódio: Risco de contaminação por urânio põe em xeque qualidade de vida e da produção

Já no terceiro episódio, o especial Projeto Santa Quitéria retrata a preocupação com o crescimento desordenado e a falta de infraestrutura hídrica, de estradas, de saúde e de segurança para atender o complexo de mineração de urânio e fosfato.

Empresários e políticos enumeram demandas ao Governo do Estado e o que é oferecido para a indústria de mineração e às comunidades do entorno.

>> Leia no 3º episódio: Setor produtivo e municípios buscam infraestruturas básicas para o Projeto mas temem acidentes devido à radiação

Para finalizar, representantes do Consórcio Santa Quitéria, que fará a exploração dos minérios, asseguram na quarta e última reportagem a viabilidade social e ambiental do Projeto.

O passo a passo de como será a exploração e as explicações sobre o que será realizado no Ceará são detalhadas pelas empresas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e Galvani, que frisam o ganho das riquezas econômicas para o Ceará com a mineração.

>> Último episódio: INB e Galvani garantem segurança do projeto e reforçam promessas de geração de riquezas para o Ceará

Veja todos os episódios da reportagem Projeto Santa Quitéria

Mais notícias de Economia