Fortaleza recebe concurso de cachaça

Evento gratuito acontece na segunda-feira (27), com palestras, degustação e competição entre bartenders

16:53 | Jun. 24, 2022

Por: Carol Kossling
Bebida feita com cachaça conhecida como Rabo de Galo (foto: Pedro Soares)

Fortaleza irá sediar a primeira edição regional do Concurso de Rabo de Galo, cocktail feito com cachaça, no Náutico Atlético Cearense, na segunda-feira, 27, a partir das 13h. O evento, gratuito, irá destacar as cachaças e os profissionais da coquetelaria cearense.

Saiba como se inscrever e as empresas participantes

Na ocasião, o público poderá conferir palestras com especialistas do setor, além de cinco rodadas de competição do melhor cocktail entre 15 bartenders, que disputarão a premiação individual e por equipe.

Segundo Derivan Ferreira, organizador do evento, o objetivo do concurso é potencializar a importância do Rabo de Galo, sobretudo internacionalmente, possibilitando sua inserção como o 2º coquetel brasileiro a base de Cachaça na lista da IBA - International Bartenders Association.

Mestre Derivan explica que, quando é aceito pela IBA, o Cocktail passa a fazer parte de estudo para a formação de bartenders em sala de aula, que precisam pesquisar sobre a origem, o modo de preparo e a importância para a coquetelaria, o que ocorreu com a Caipirinha em 1994, quando foi reconhecida pelo IBA.

"Difundir o consumo do Rabo de Galo aqui e no exterior é essencial para o produtor - uma vez que diversifica o uso da Cachaça, para o profissional de bar - que ganha mais um atrativo para sua casa, e para o país – por ser um drink que representa a cultura e a história brasileira", destaca o organizador.

Conheça as marcas participantes

Cachaça Aviador, Cachaça Xerosa, Cachaça Ypióca, Taberna do Poço, Embaixada da Cachaça, Cachaça Malandrinha, Cachaça Nogueira, Cachaça Mapirunga e Restaurante Cantinho do Frango (Cachaça Cedro do Líbano).

Como se inscrever

As incrições gratuitas podem ser feitas pelo link aqui.

O que é Rabo de Galo

Um coquetel nacionalissimamente brasileiro que começou a ser comercializado na cidade de São Paulo, na década de 50, com uma mistura fracionada de Cachaça com Vermute para agradar os consumidores italianos.

Essa mistura, fez com que o Rabo de Galo se tornasse mais democrático e indispensável ao gosto dos etilistas de plantão e profissionais da área de coquetelaria. Assim, surgiu o Rabo de Galo no País.

Mais notícias de Economia