Fiec e UFC lançam edital de pesquisa em hidrogênio verde

O certame ficará aberto até o dia 15 de julho e os trabalhos em H2V poderão ser nas áreas de produção, armazenamento, transporte, distribuição, certificação e utilização

11:47 | Jun. 23, 2022

Por: Beatriz Cavalcante
REGRAS vão definir como podem funcionar os projetos eólicos em alto-mar (foto: Getty Images/Imaginima)

Está aberto, até 15 de julho de 2022, edital de seleção de trabalhos acadêmicos de pesquisa nas áreas da produção, armazenamento, transporte, distribuição, certificação e utilização do hidrogênio verde (H2V).

O certame foi lançado nesta quinta-feira, 23 de junho, pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará), o Serviço Social da Indústria (Sesi Ceará) e o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (Partec/UFC).

O que é hidrogênio verde?

O hidrogênio verde (H2V) é o combustível produzido com eletricidade de fontes de energias renováveis, como eólica e solar.

Esse combustível vai ser uma resposta às emissões do Dióxido de Carbônico (CO2), gás que tem provocado consequências drásticas ao meio ambiente.

Evento sobre hidrogênio verde no Ceará

A Fiec realiza, nos dias 3 e 4 de agosto, em formato híbrido, o Fiec Summit – Hidrogênio Verde.

O evento tem como finalidade proporcionar a interação entre as empresas investidoras nohub do hidrogênio verde no Ceará e os profissionais cearenses interessados em desenvolver pesquisas aplicadas ao tema. 

Como realizar inscrições no edital de pesquisa em hidrogênio verde

A Comissão Organizadora receberá inscrições para submissão de trabalhos em duas categorias, sendo elas: Trabalhos Acadêmicos e Projetos de Pesquisa.

Para enviar o trabalho é necessário se inscrever no evento Fiec Summit – Hidrogênio Verde.

A submissão de Trabalhos Acadêmicos e Projetos de Pesquisa é gratuita e pode ser realizada até as 23h59min do horário de Brasília-DF do dia 15 de julho, por meio do site: http://www.fiecsummit.org.br 

Qual o objetivo do edital de pesquisa em hidrogênio verde

Fomentar o interesse do meio acadêmico cearense no tema hidrogênio verde e proporcionar a interação entre as empresas investidoras no hub de hidrogênio verde do Ceará e os profissionais cearenses interessados em desenvolver pesquisa aplicada ao H2V.

Promover ainda a integração de pesquisadores com as empresas que pretendem implantar projetos de Hidrogênio Verde no Estado do Ceará.

Trabalhos que serão aceitos no edital de pesquisa em hidrogênio verde

  • Trabalhos Acadêmicos: monografias, dissertações, teses, relatórios e artigos dos diversos temas ligados à produção e transmissão de conhecimento executados no âmbito das instituições de ensino, pesquisa e extensão universitária do Ceará, inéditos ou que tenham sido publicados depois de 1º de janeiro de 2019.
  • Projetos de Pesquisa: devem ser direcionados ao mercado do H2V em toda sua cadeia de valor e que, prioritariamente, atendam aos interesses das empresas convidadas que assinaram Memorandos de Entendimento com o Estado do Ceará, podendo ser inéditos ou que tenham sido apresentados à entidades de apoio ou financiamento de pesquisas depois de 1º de janeiro de 2019 e que ainda dependem de apoio para sua execução.

Temáticas do edital de pesquisa em hidrogênio verde

Devem ser nas áreas da produção, armazenagem, transporte, distribuição, certificação e utilização do hidrogênio verde.

Quem pode participar do edital de pesquisa em hidrogênio verde?

Poderão participar da seleção de Trabalhos Acadêmicos: pessoas físicas, empresas, professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação de

Além de Instituição de Ensino Pesquisa e Desenvolvimento sediadas no Ceará.

Os Projetos de Pesquisa podem ser acadêmicos, técnicos, alunos de cursos técnicos e consultores que tenham formação compatível e cujas instituições estejam sediadas no Estado.

Qual vai ser a premiação do edital de pesquisa em hidrogênio verde?

O Trabalho Acadêmico que receber a maior pontuação na avaliação da Comissão Técnica, será premiado com um notebook.

Os demais selecionados para exposição de banners receberão o Certificado de Participação com sua pontuação e classificação.

Fomento ao hidrogênio verde no Ceará

A Fiec, por meio do Senai e Sesi Ceará, anunciou a construção do Centro de Excelência para Transição Energética.

A ideia é qualificar profissionais nas áreas de hidrogênio verde, energias renováveis, transmissão e distribuição de energia.

A estrutura no Senai da Barra do Ceará deverá ficar pronta até novembro e vai contar com laboratórios e novas salas de aula para garantir a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

A unidade que irá receber o Centro de Excelência para Transição Energética irá abrigar três parceiros: Aeris Energy, Maersk Training e GIZ (Agencia de Cooperação Alemã). 

Veja parcerias para Centro de Excelência para Transição Energética

  • Senai CE e Aeris Energy – A empresa Aeris treinou os docentes do Senai, está prestando assessoria técnica para implantação dos novos laboratórios, irá doar uma pá eólica a ser utilizada pelo Senai no curso de Reparador de pá eólica e outros materiais para a realização do curso
  • Senai CE e Maersk Training – O Senai CE irá apoiar a empresa Maersk na oferta de cursos de energia eólica no padrão da Global Wind Organisation (GWO), no que se refere aos treinamentos de segurança do trabalho para parques eólicos (GWO BST) e ao treinamento técnico de aerogeradores (GWO BTT).
  • Senai CE e Agência de Cooperação Alemã (GIZ) – O Senai CE está participando de três iniciativas junto à GIZ, dentre elas o apoio que a GIZ está dando para a criação dos centros de treinamento de referência em hidrogênio verde com a cessão de equipamentos para montar os laboratórios de H2V e também está promovendo treinamento para os docentes.

Mais notícias de Economia