Grupo israelense sonda novos investimentos no Ceará

O nome da empresa e o valor do investimento ainda estão em sigilo contratual e serão divulgados oficialmente após assinatura do memorando de investimento

11:40 | Mai. 24, 2022

Por: Alan Magno
Grupo israelense que irá construir uma refinaria de petróleo no Pecém, sonda novos investimentos no Ceará (foto: JÚLIO CAESAR)

Investidores israelenses sondam novos empreendimentos no Ceará em reunião com titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Jr, e com a governadora do Estado, Izolda Cela (PDT), com série de encontros entre esta terça-feira, 24, e quarta-feira, 25 de maio. A comitiva de Israel representa o Grupo Noxis Energy, o mesmo responsável pelo projeto da construção de uma refinaria de petróleo no Complexo Industrial e Portuário do Pecém

A informação foi revelada com exclusividade ao O POVO pelo secretário de Desenvolvimento e Trabalho do Ceará, Maia Jr. "Receberei hoje, terça-feira, 24 de maio, a partir das 10 horas da manhã, o grupo de empresários israelenses que está pela primeira vez aqui no Ceará. Eles estão licenciando as plantas na Semace e já assinaram os pré-contratos com o Pecém para refinaria", revela o secretário ao destacar grandes expectativas com relação a novos empreendimentos.

O grupo israelense ainda irá se reunir com a governadora do Estado, Izolda Cela, nesta quarta-feira, 25 de maio, para firmar a relação comercial e destacar possíveis expansões dos investimentos a serem aplicados no Ceará

Conforme Maia Júnior, a visita dos empresários responsáveis pelo grupo Noxis é uma "grande oportunidade" para o Estado exibir seu potencial de desenvolvimento e demais atrativos para captação de novos investimentos. Os planos são detalhar o potencial do Pecém e do hub de hidrogênio verde, mirando novos investimentos do grupo israelense no setor energético no Estado.

Refinaria de petróleo no Pecém

A Noxis Energy projeta geração de 3 mil empregos indiretos e 150 postos de trabalho diretos com a construção da refinaria de petróleo no Pecém. Com foco na produção de combustíveis para navios, o empreendimento terá aporte inicial de R$ 450 milhões e prevê entrar em operação em 2027. 

A refinaria terá capacidade para refinar 50 mil barris de combustível por dia na fase inicial de implantação e com potencial de atingir 1,5 milhão de toneladas ao ano após começar a operar no limite máximo de sua capacidade.

Mais notícias de Economia

OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES