Imposto de Renda 2022: qual valor da multa por atraso na declaração?

Faltam menos de duas semanas para fim do prazo de entrega da declaração do imposto de renda. O contribuinte que ainda não pagou o valor devido, está sujeito à multa

20:49 | Mai. 23, 2022

Por: Carolina Parente
Imposto de Renda 2022: o que acontece se a declaração não for feita e qual valor da multa (foto: Reprodução)

O prazo de declaração do Imposto de Renda em 2022 termina em 31 de maio. Até o momento, em torno de 12 milhões de contribuintes ainda não pagaram o valor devido ao fisco. A expectativa do Estado é de receber 34,1 milhões de declarações até o fim deste mês.

Neste anos, o Imposto de Renda completa 100 anos. A Lei Orçamentária de 31 de dezembro de 1922, que estabelecia a cobrança do tributo no País, tinha apenas um artigo e oito incisos.

"Desde então, os valores arrecadados têm contribuído para o desenvolvimento do Brasil, financiando a saúde, educação, segurança e inúmeros serviços públicos prestados ao cidadão brasileiro", conforme está escrito em site do Governo Federal.

Imposto de Renda 2022: se a declaração não for feita? Qual o valor da multa?

O contribuinte que não declarar o Imposto de Renda dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal deve pagar multa com valor mínimo de R$ 165,74 – esse valor é para aqueles que não tem imposto a pagar. Caso a pessoa tenha que pagar algum valor ao Fisco, é cobrado multa de 1% ao mês (a partir do mês de maio), podendo chegar a 20%.

Além disso, o devedor tem o CPF suspenso, o que impede o acesso a serviços como:

  • Financiamentos;
  • Cartões de crédito;
  • Tirar o passaporte;
  • Viajar para fora do país;
  • Se matricular em uma instituição de ensino;
  • Tirar a carteira de trabalho;

Imposto de Renda 2022: o que fazer se o prazo de pagamento for perdido? 

Se o prazo de declaração do Imposto de Renda foi perdido, é necessário acessar os meios dispostos pela Receita Federal para preencher as informações e entregar a declaração, ainda que em atraso. Após o envio, será gerado o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para que a multa correspondente ao atraso seja paga dentro de 30 dias.

Com informações do Blog Nubank