Praia do Cumbuco é apontada como tendência do turismo nacional pela Airbnb
Conhecida pelas belezas naturais e as condições favoráveis para a prática do kitesurfe, Praia do Cumbuco aparece na lista dos quatro destinos mais procurados no Brasil em 2022A plataforma de aluguel de hospedagens Airbnb apontou a Praia do Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, como tendência para o turismo nacional em 2022. Em levantamento realizado pela empresa, o destino cearense aparece como o quarto mais procurado no Brasil neste ano, atrás apenas das faixas litorâneas dos municípios de Armação dos Búzios (RJ), Japaratinga (AL) e Brotas (SP).
As belezas naturais e as condições favoráveis para a prática do kitesurfe são os principais atrativos da Praia do Cumbuco, que já é internacionalmente aclamada como a Meca dos Ventos. Além do Airbnb, a localidade também foi destaque na pesquisa “Previsões de Viagem para 2022”, que foi feita em 2021 pelo site de reservas Booking.com. Na ocasião, apareceu na quarta posição entre os destinos mais procurado dentro da plataforma.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para a Prefeitura de Caucaia, a alta procura pelo litoral também pode ser explicada pela revitalização da vila do Cumbuco, a instalação de Espigões e a duplicação da CE-090, que facilitaram o acesso ao município. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setcult), o destaque do Cumbuco em pesquisas de plataformas de viagem promove mais desenvolvimento para o turismo local.
"A Praia do Cumbuco, além da sua importância social e econômica para Caucaia, também se apresenta como uma das responsáveis pela retomada do trade turístico estadual, já que somos o único destino do Ceará citado nas duas pesquisas, tanto na Booking como na Airbnb”, enfatiza a titular da Setcult, Yrwana Albuquerque.
Turismo e esportes
O litoral de Caucaia está também nos roteiros das principais competições de rally e kitesurf do mundo. Até o momento, a praia do Cumbuco está confirmada na largada do Rally Sertões Kitesurf, que acontece em novembro deste ano, e como ponto de chegada do Rally Piocerá, em janeiro de 2023. A expectativa é que a praia seja escolhida sede de campeonatos de outras modalidades de esportes radicais.