Arte com balões pode gerar margem de lucro de 250%. Além de decoração, mercado aposta no item como presente
O lúdico universo dos balões propõe ultrapassar as festas infantis, se tornar delicado item de presente e agregar valor de design à decoração. Durante a feira ABCasa Natal, Festas & Parques é possível ampliar o olhar e aprender como ganhar dinheiro com balãoTem quem acredite que festa sem balão, não é festa. Mesmo sendo protagonista em muitas comemorações, principalmente as infantis, o mercado de balões está crescendo e não é só para decoração. Pelos stands exuberantemente montados na feira ABCasa Natal, Festas & Parques, que ocorre até hoje, 27, em São Paulo, o balão é um objeto de presente e de impacto visual para qualquer ocasião, muito além dos aniversários.
“O Brasil consome balão por ser um País festeiro, mas as pessoas precisam entender que devem ganhar dinheiro com balão. Trabalhamos para que o design de balão seja reconhecido e em como as pessoas devem vender balão”, conta Itamar Silva, CEO da Qualatex no Brasil, um dos expositores da feira. A empresa norte-americana existe há 104 anos e há sete está no Brasil, define a chegada ao País como um investimento desacreditado pelo segmento. “Nós trouxemos a cultura do balão para o Brasil, o conceito de Boutique de balões, diziam que não ia dar certo porque é um produto caro, mas estamos crescendo 15% ao ano e no Nordeste crescemos 25% ao ano”, revela Itamar.
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O que começa a ganhar força é o uso do balão como presente. Em formato de buquê ou arranjos, o objeto pode ser presente para um bebê, Dia dos Namorados, combinado a brinquedos, flores, chocolates, dentro da própria escultura, chamada de balloon box. “A margem de lucro com os buquês de balão são de 250%, poucos produtos tem essa margem, o balão tem muito valor agregado. E você não precisa ser um mega artista para desenvolver, faz um curso, com um pouco de habilidade manual já é possível empreender”, conta San Silva, professor de arranjos e buquê de balão. San esteve ministrando oficina no Balloon Meeting Brasil, evento de capacitação para profissionais de festas e eventos que ocorre dentro da ABCasa.
San explica que atualmente a maioria dos balões de látex são biodegradáveis. A expositora Cromus, que reúne mais de 2 mil itens no catálogo de balões, tem as opções ecologicamente corretas e, assim como outros fabricantes, ainda não encontrou solução biodegradável para os balões metalizados ou as bolhas.
Entre as 4 mil opções do stand da Qualatex, a cearense Itaciana Carneiro, secretária de cultura de Horizonte (cerca de 50 km de Fortaleza) escolhia material para a loja de festas que a filha tem na cidade cearense. “Aqui na feira tem muita opção bonita, o preço é muito menor do que o atacado que chega a Fortaleza. Aqui um balão metalizado, com frase, sai por sete reais. Em Fortaleza, no atacado só conseguimos comprar por 20. Fica inviável pro consumidor final”, calculou. Além dos itens para a loja de festas, Itaciana aproveitou a ABCasa para escolher a decoração de Natal da cidade. “Tem coisas lindas demais”, analisa.
Além do universo dos balões, esta edição de maio da ABCasa – terá outra em agosto voltada para home décor – tem enormes stands com itens para festas de luxo e decoração de Natal. São lustres e objetos de vime, forte tendência de festas sofisticadas, flores e folhagens permanentes, com mais delicadeza do que as artificiais, embalagens e itens de confeitaria e todo tipo de produto para um Natal colorido e exuberante.
Sobre a ABCasa
Esta é a segunda edição da ABCasa. A primeira foi em 2019, a feira é promovida pela ABCasa, associação oficial do setor de casa, decoração, presentes, papelaria, utilidades domésticas festas, flores e têxtil do Brasil. São mais de 130 expositores em um pavilhão no Anhembi. A entrada é gratuita e exclusiva para CNPJ.
Outras informações: https://abcasanatalefestas.com.br/
(A jornalista viajou a São Paulo a convite da ABCasa)