GWM: conheça a montadora chinesa que negocia com o Estado do Ceará

Recém-chegada ao Brasil, a empresa comprou unidade da Mercedes-Benz em São Paulo para fabricação de picapes e SUVs elétricos

15:45 | Mar. 26, 2022

Por: Armando de Oliveira Lima
Fábrica da Great Wall Motors em São Paulo (foto: Arquivo GWM/Divulgação)

Há quase dez anos sondando o mercado automotivo brasileiro, a chinesa Great Wall Motors (GWM) confirmou a chegada ao País no fim do ano passado, quando fechou a compra da fábrica da Mercedez-Benz de Iracemópolis, no interior de São Paulo. Mas, ao mesmo tempo, representantes do Ceará já visitavam sede da empresa, que é considerada a maior montadora de capital privado da China.

Uma das possibilidades consideradas pelo mercado na época era de a GWM assumir a unidade da Ford, em Horizonte. Com a negativa da companhia americana de ceder a tecnologia do Troller, o Estado não conseguiu captar nem a GWM nem outra montadora.

Em 14 de março, a GWM deu início à linha de montagem em São Paulo, após o investimento de R$ 10 bilhões e a expectativa de gerar de 2 mil empregos diretos até 2025. Mas o início da produção no Sudeste não elimina as chances do Ceará.

Nesta semana, o secretário estadual Maia Júnior (Desenvolvimento Econômico e Trabalho) esteve reunido com representantes da GMW, em São Paulo. Segundo contou a secretária executiva da Indústria, Roseane Medeiros, a infraestrutura apresentada por Maia aos executivos da montadora impressionou.

A expectativa do governo cearense é que a marca possa terceirizar uma parte da produção como, por exemplo, as baterias dos veículos, e o Ceará e sua Zona de Processamento de Exportação (ZPE) se colocam como locais atrativos.

Veículos

As principais apostas para o mercado brasileiros são SUVs e picapes híbridos. Nesse recorte, o mercado automotivo acredita que as linhas Haval, de SUVs, e Poer, de picapes, não devem ficar de fora da investida da empresa no Brasil.

O Haval conta com modelos entre os 7 SUVs mais vendidos do mundo, como o Haval H6. O modelo possui versão híbrida, de 243 cavalos e 54 kgfm de torque, e também com motores 1.5 turbo ou 2.0 turbo. O H6 conta com tração integral com controle de velocidade em descidas e modo de condução off-road.

Outra certeza é a chegada da Poer, a 4ª picape mais vendida do planeta. Os modelos lançados há cerca de 2 anos possuem motor a diesel ou gasolina, 2.0 turbo de 188 cavalos.

Mas a GWM já informou que os lançados no Brasil serão híbridos ou 100% elétricos, o que coloca o País no segmento, uma vez que as gigantes do mercado que apostam na eletrificação das frotas ainda não têm unidades de produção aqui.

O presidente da companhia no Brasil, Pedro Bentancourt, falou inclusive que o objetivo da companhia é ter também motores flex, além dos elétricos puros, para serem abastecidos com etanol.

Histórico

As atividades da empresa começaram em 1993 e, já em 1999, a produção anual da GWM ultrapassou as 10.000 unidades. Foram lançadas 5 picapes com quatro chassis e especificações diferentes. Na época, segundo diz a companhia, a GWM tornou-se o fabricante profissional de picapes com a maior variedade de pickups na China.

O Oriente Médio foi o alvo da investida internacional. Naquele ano, 1.700 unidades de Great Wall DEER foram vendidas. A GWM estabeleceu uma rede de atendimento de marketing de 200 pontos de atendimento e assumiu a liderança no país para praticar a modalidade distribuidora.

Em 2002, A GWM lançou o Safe SUV, apostando no conceito de SUV econômico na China. O modelo rapidamente se popularizou no mercado. No ano seguinte, a empresa se torna a primeira companhia chinesa de capital aberto na bolsa de Hong Kong. Em 2011, entrou na bolsa de Xangai.

Já em 2018, formou uma join venture com o BMW Group para a Spotloght Automotive. O mesmo ano marcou a entrada definitiva da empresa no mercado de veículos elétricos.

No ano seguinte, inaugurou a primeira indústria fora da China, em Tula, na Rússia. Em 2020 compra a planta GM India Talegon, da General Motors, e a Rayong, na Tailândia.