Veja como ter conta ouro ou prata para resgatar dinheiro esquecido

Veja calendário de saque e saiba como consultar se você tem direito ao resgate de dinheiro esquecido liberado pelo Banco Central e o que é preciso para resgatar

11:22 | Mar. 09, 2022

Por: Alan Magno
Segundo o Banco Central, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm R$ 6 bilhões a receber (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O calendário de saque e agendamento de transferência do dinheiro "esquecido" pelos brasileiros em contas bancárias antigas e em outros mecanismos do sistema financeiro segue até o dia 25 de março. A liberação ocorrerá de forma escalonada pelo Banco Central com uso do Pix, mas para resgatar o saldo, os usuários precisam ter uma conta de nível ouro ou prata na plataforma gov.br. O POVO explica abaixo as regras, como fazer a consulta no site valores a receber e como agendar a transferência, confira:

Valores a Receber: o que é a conta Gov.br e os níveis 'prata' e 'ouro'?

A conta é um meio de acesso digital do brasileiro aos serviços públicos: é através desta identificação que o usuário acessa serviços como o comprovante de vacinação da Covid-19, carteira de trabalho digital, eSocial e o INSS.

O usuário cadastrado no Gov.br tem níveis de logins que variam de acordo com o nível de segurança da conta. A conta Gov.br tem três níveis de segurança e acesso: bronze, prata e ouro. 

O nível bronze, por exemplo, costuma dar acesso parcial a alguns serviços digitais, com nível de segurança considerado básico. Para aumentar o nível, basta seguir as instruções no aplicativo ou no site Acesso.

Valores a Receber: como fazer a conta Gov.br

  • Acesse o site Acesso ou o aplicativo gov.br (Android ou iOS)
  • Siga os passos solicitados para realizar o cadastro

Valores a Receber: como obter o nível ouro no Gov.br?

  • Realize a validação do cadastro com o reconhecimento facial nas bases da Justiça Eleitoral; ação é feita pelo aplicativo
  • Valide o login com o certificado digital compatível com o Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) 

Valores a Receber: como obter o nível prata no Gov.br?

  • Realize o reconhecimento facial com foto identificada através da CNH ou com login em banco credenciado;

Quem tem direito ao dinheiro esquecido liberado pelo Banco Central?


Como fazer consulta de dinheiro esquecido no site do valores a receber?

Ao todo, estima-se que existam R$ 8 bilhões a serem devolvidos para 28 milhões de pessoas. A consulta desse montante pelos cidadãos ocorrerá em duas etapas e mesmo com a liberação da transferência, a consulta segue aberta pela plataforma Valores a Receber. Saiba como descobrir se você tem direito a algum dinheiro esquecido:

  • Ao entrar no site você deverá informar o CPF e data de nascimento, para consulta de contas de pessoas físicas, ou o CNPJ e a data de criação da empresa, para consulta de dinheiro esquecido em contas empresariais 
  • Depois de informar os dados e clicar em consultar, o sistema informará se você tem ou não dinheiro "esquecido" em alguma conta bancária 
  • Se você não tiver nenhum valor a ser resgatado, o sistema exibirá a mensagem: "Atualmente você não tem valores a receber", e informará seu CPF e data de nascimento destacando uma data para uma nova consulta. 
  • Caso você tenha algum dinheiro a receber, o sistema informará que a consulta foi "realizada com sucesso", confirmará seu CPF e data de nascimento e irá informar o período no qual você deverá retornar ao site do Valores a Receber para solicitar a retirada do saldo disponível.

Como sacar o dinheiro esquecido no banco?

  • Após a consulta para saber se você de fato tem algum dinheiro esquecido em contas bancárias antigas, você deverá retornar ao site do valores a receber na data e horário informados na primeira consulta, definida de acordo com calendário de nascimento dos cidadãos. 
  • Neste segundo acesso, após fazer login com conta de nível ouro ou prata do gov.br você terá acesso ao exato valor disponível para resgate
  • Para ter acesso ao dinheiro, você deverá escolher uma instituição financeira na qual tenha uma conta ativa
  • A transferência dos valores ocorrerá preferencialmente por Pix a partir do dia 7 de março

Calendário de saque do dinheiro esquecido pelo site valores a receber

Pessoas nascidas ou empresas criadas em qualquer período antes de 1º de janeiro de 1968:

  • Consulta dos valores e agendamento da transferência - de 7 a 11 de março 
  • Repescagem de consulta e solicitação de transferência - 12 de março

Pessoas nascidas ou empresas criadas em qualquer período entre 1968 e 1983

  • Consulta dos valores e agendamento da transferência - de 14 a 18 de março
  • Repescagem de consulta e solicitação de transferência - 19 de março

Pessoas nascidas ou empresas criadas em qualquer período após 1983

    • Consulta dos valores e agendamento da transferência - de 21 a 25 de março
    • Repescagem de consulta e solicitação de transferência - 26 de março

Como sacar o dinheiro esquecido liberado pelo Banco Central?

Com colaboração da repórter Marília Freitas