IPTU 2022 SP: confira calendário, como consultar e emitir 2º via do boleto em São Paulo

O POVO mostra abaixo como consultar e gerar o boleto da 2ª via do IPTU 2022 de São Paulo (SP), confira

11:53 | Fev. 07, 2022

Por: Carolina Parente
Saiba como gerar a segunda via do boleto do IPTU 2022 em São Paulo (SP) e veja calendário de pagamento e regras para parcelamento do imposto (foto: Arquivo/Agência Brasil)

O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de São Paulo (SP) pode ser pago em até 10 vezes ou ainda realizar o pagamento à vista e garantir 3% no valor total a ser pago. Os contribuintes serão notificados sobre lançamento do imposto com a opção de pagar à vista ou parcelar.

Quem escolher o parcelamento receberá um formulário com os boletos e data de vencimento de todas as parcelas até a quitação do imposto. O POVO mostra abaixo como consultar e gerar o boleto da 2ª via do IPTU 2022 de São Paulo (SP), confira:

Como consultar e garar 2º via do boleto do IPTU 2022 de São Paulo (SP)

Os proprietários de imóveis podem consultar no edital da prefeitura as datas de vencimento do IPTU em 2022. Mas atenção: a primeira parcela e o prazo de pagamento à vista do imposto ocorre no mês de fevereiro. Essa regra é válida para todos os imóveis.

Mas, em janeiro, a partir do dia 15, já é possível realizar o pagamento da primeira parcela ou do valor total do imposto por meio da 2ª via do boleto emitida pela internet.

IPTU 2022 SP: pagar à vista ou parcelado?

Para Josilmar Cordenonssi, professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o parcelamento é a melhor opção. Segundo ele, a taxa básica de juros selic está em 9,25% atualmente e, por isso, é mais vantajoso deixar o dinheiro render enquanto parcela o IPTU.

“Se deixar dinheiro no Tesouro Selic, ele vai render mais do que a taxa de juros de 8,5% do IPTU. É melhor parcelar você tendo dinheiro ou não tendo, neste caso. Depois que pagar as parcelas ainda vai sobrar um dinheiro no final das contas”, argumentou o professor à CNN.

IPTU 2022 SP: veja calendário

Os vencimentos que ocorrem em dias sem expediente bancário serão passados para o primeiro dia útil seguinte, sem que seja cobrado um valor a mais por isso.