Sete de 8 atividades do varejo caem em novembro ante novembro de 2020, diz IBGE

Sete das oito atividades que integram o varejo registraram perdas em novembro de 2021 ante novembro de 2020. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio e foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o comércio varejista teve um recuo de 4,2%, o mais acentuado para o mês desde 2015, quando encolheu 7,8%.

Segundo Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE, o volume de vendas motivado pelas promoções da Black Friday em 2021 foi menor do que em 2020.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em novembro de 2021, houve quedas ante novembro de 2020 nas vendas de Móveis e eletrodomésticos (-21,5%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,6%), Combustíveis e lubrificantes (-7,1%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,5%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-14,4%) e Tecidos, vestuário e calçados (-4,4%). O único setor com expansão foi Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,5%).

No varejo ampliado, que inclui os segmentos de veículos e material de construção, as vendas caíram 2,9% em novembro de 2021 ante novembro do ano anterior.

O segmento de Veículos e motos, partes e peças cresceu 1,7%, e Material de construção caiu 4,1%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

IBGE VAREJO NOVEMBRO atividades

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar