Black Friday 2021: aumentam quantidade de sites fraudulentos
Semanalmente, mais de cinco mil sites de lojas fraudulentas são localizados por companhias de segurança digitalA Black Friday 2021 acontece no próximo dia 26 de novembro, (26/11), em uma sexta feira. E com a proximidade do evento, tem-se observado o aumento no número de lojas falsas na internet. Nas últimas seis semanas, conforme levantamento realizado pela Check Point Research, desenvolvedora de soluções em cibersegurança, houve um crescimento de 178% de sites fraudulentos em todo o mundo em relação à média dos demais meses do ano.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo o estudo, em torno de 5.300 sites são detectados toda semana, de modo que uma em cada 38 redes corporativas foi afetada neste mês de novembro devido às promoções fraudulentas. Golpistas também aproveitam a Black Friday para promover liquidações falsas via e-mail, anunciando enormes descontos em compras online. Normalmente, eles enviam mensagens às vítimas em nome de empresas reais.
Alguns e-mails identificados pela Check Point Research utilizavam a logo da grife americana "Michael Kors" ofertando produtos da marca com 70% a 85% de desconto. O usuário que clicasse no link da oferta teria seus dados roubados ao ser direcionado a um site clonado com layout idêntico ao do site verdadeiro criado para obter as credenciais da vítima. Casos semelhantes utilizando a marca da Amazon, com e-mails enviados da China, também foram identificados pelo estudo.