Assaí compra 71 pontos comerciais da marca Extra; transação envolverá R$ 5,2 bilhões
Negociação acontece entre marcas pertencentes ao grupo francês Casino e valor foi de R$ 5,2 bilhões; previsão do Assaí é quase triplicar o faturamento nas lojas Extra compradasA rede Assaí anunciou que comprará 71 pontos comerciais onde hoje ocupam as lojas da marca Extra Híper, que atualmente pertencem ao Grupo Pão de Açúcar (GPA). Com valor de R$ 5,2 bilhões, a transação deve ser concluída em janeiro de 2022.
Todas as empresas envolvidas na operação, porém, têm o mesmo dono. O conglomerado francês Casino é proprietário do Assaí e do Grupo Pão de Açúcar, embora as operações das companhias sejam separadas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com a venda, a Casino pretende atingir alguns objetivos. O primeiro é a extinção dos hipermercados Extra, cujo modelo de negócios tem sido pouco rentável nos últimos anos. Não é um problema exclusivo da marca: no começo deste ano, o Walmart vendeu suas operações no Brasil para o Carrefour.
Para além disso, a marca Assaí deve ser expandida para regiões mais centrais das cidades, locais em que ainda possui pouca penetração. Uma das dificuldades de levar a rede para estas áreas era a baixa disponibilidade de imóveis com estrutura capaz de receber o tamanho dos estabelecimentos. Com a conversão das lojas Extra, este problema será atenuado.
Também se pretende ampliar o faturamento das lojas. Somando as 71 unidades, o Extra rende aproximadamente R$ 8,9 bilhões anuais. A expectativa do Assaí é que, com a mudança no modelo de operação, o valor quase triplique, passando a R$ 25 bilhões. Contando a aquisição do Extra, as atuais lojas Assaí, novas unidades e expansão do mercado, a projeção é um faturamento anual de R$ 100 bilhões até 2024.
Embora tenha buscado adaptações para sobreviver no mercado, o Extra não tinha expectativas de recuperação em curto prazo. A rede chegou a iniciar, em abril deste ano, operações como atacarejo - mesmo modelo seguido pelo Assaí. A mudança, porém, não foi suficiente para retomar o crescimento das lojas.
Outra meta da Casino é focar a operação do Grupo Pão de Açúcar no segmento premium. As marcas Mercado Extra, Minuto e Pão de Açúcar, mais rentáveis, permanecerão funcionando como parte do grupo. Empresa separada, o Assaí focará no segmento popular, onde o modelo atacarejo já é mais presente que supermercados e hipermercados desde 2016.
Por fim, a chegada das novas lojas pretende aumentar a competitividade da marca Assaí. Apesar de ser a operação mais lucrativa da Casino no Brasil, a rede segue atrás do Atacadão, do grupo Carrefour, em participação de mercado.
Corrigida às 09h44 de 15/10/2021. A versão anterior afirmava que o Assaí compraria a marca Extra.