Ceará acorda com Engie construção do 10º projeto de hidrogênio verde no Estado

O montante a ser investido, bem como a localidade do novo empreendimento ainda não foi revelado

13:22 | Out. 15, 2021

Por: Alan Magno
Ceará assina memorando para construção do décimo projeto de hidrogênio verde em parceria com a multinacional Engie (foto: Reprodução/Governo do Ceará)

O governo do Ceará completou a assinatura de memorando de entendimento para construção do décimo projeto de hidrogênio verde no Estado. A parceria foi firmada com a Engie, multinacional do setor energético. A formalização do futuro investimento no Ceará ocorreu em transmissão ao vivo pelas redes sociais no início da tarde desta sexta-feira, 15 de outubro. 

A mais recente parceria do Ceará para exploração do hidrogênio verde é responsável por 7% de toda capacidade de geração de energia elétrica no Brasil. A multinacional não é recente no Estado e mantém empreendimentos no município de Trairi e na região de Flecheiras.

O memorando ainda não detalha o tamanho da usina de hidrogênio verde a ser construída pela companhia no Ceará. O montante a ser investido e o local de instalação da futura usina também não foram revelados. 

"É um empreendimento que ainda passará por uma série de estudos, de pesquisas técnicas para viabilidade", complementa o governador do Estado, Camilo Santana (PT). O gestor afirma ainda que as equipe econômica e cientifica do Estado "estará 24h à disposição" da empresa para que o projeto possa ser finalizado e implementado de forma célere.

Engie Brasil também é responsável pelo gasoduto da Tag que percorre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Durante a assinatura para o investimento no Estado, representantes da multinacional destacaram que a usina de hidrogênio verde é o começo de novos investimentos no Ceará. 

"O hidrogênio verde vem com uma força muito grande de ser uma fonte de energia sustentável, de ser a energia do futuro, um combustível verde para o planeta", complementa Camilo. 

 

Tenha acesso a todos os colunistas. Assine O POVO+ clicando aqui