O POVO vence 18ª edição do prêmio Abecip de Jornalismo; veja reportagem premiada
Reportagem do núcleo de Economia do O POVO sobre o mercado imobiliário na Grande Fortaleza foi escolhida entre 71 produções de todas as regiões do PaísEm reconhecimento à qualidade da produção jornalística, O POVO é um dos vencedores da 18ª edição de jornalismo da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Reportagem do núcleo de Economia sobre o mercado imobiliário na Grande Fortaleza foi escolhida entre 71 produções de todas as regiões do País.
A produção "Mesmo com pandemia, Grande Fortaleza vive 'miniboom' no mercado imobiliário" foi publicada no dia 20 de abril de 2021. A reportagem aborda os impactos da pandemia de Covid-19 no segmento da construção, venda e compra de imóveis e fornece um panorama sobre as tendências em inovação no segmento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Perspectivas de futuro para o setor e o impacto prático na vida dos consumidores foram outros destaques do trabalho da matéria assinada pela repórter especial de economia Irna Cavalcante. A pauta foi estruturada em parceria com a editora-chefe de Economia do O POVO, Adailma Mendes, também responsável pela edição do material, e fotos de Bárbara Moira e Thaís Mesquita.
Confira aqui a reportagem premiada:
OP+ Mesmo com pandemia, Grande Fortaleza vive 'miniboom' no mercado imobiliário
"Estou muito feliz com essa conquista. É um prêmio nacional que reafirma a força do jornalismo que fazemos no O POVO! Mostra que estamos no caminho certo que é levar informação, com qualidade, ao nosso leitor, sempre atento às transformações que estão ocorrendo na sociedade", destaca Irna.
Os trabalhos que venceram a edição deste ano foram selecionadas em três categorias: crédito imobiliário e o mercado de imóveis; fontes de recursos para o financiamento imobiliário e segurança jurídica; e educação financeira e responsabilidade social da construção civil.
As produções foram publicadas em veículos de comunicação de mídia impressa, digital e audiovisual em cinco estados do Brasil, sendo eles: Ceará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. “O setor tem uma complexidade, uma especificidade, que a imprensa especializada consegue traduzir para a sociedade, afirma Cristiane Portella, presidente da Abecip.
"O prêmio demonstra nosso trabalho em olhar com atenção para o mercado em seus pontos altos e baixos", afirma Adailma ao pontuar a necessidade de produções que se debrucem analiticamente sobre os impactos socioeconômicos gerados pela pandemia. 'É surpreendente como o mercado imobiliário ganhou certa atratividade em meio às incertezas agravadas pela pandemia da Covid-19", reforça.
Cristiane pontua ainda a necessidade de mais produções que possam interligar o setor com a vida cotidiana dos brasileiros e elogia todas as produções inscritas no prêmio de 2021. "Reportagens de educação financeira, trabalhos investigativos ou análises que trazem para o público em geral as profundas transformações pelas quais o nosso mercado vem passando", complementa.
Leia mais
A autora da reportagem premiada do O POVO reforça que para além da importância nacional, o setor imobiliário representa um aspecto estruturante da economia do Ceará e impacta diretamente na vida de milhares de pessoas no Estado.
"Foi um dos primeiros setores a retomar, por exemplo, a geração de empregos. E foi um movimento que surgiu muito da própria mudança de hábitos dos consumidores durante a pandemia, quando as pessoas voltaram sua atenção para compra da casa própria, reforma, mudar o lar", destaca Irna.
Ao olhar para o futuro do segmento e suas reformulações devido o contexto pandêmico, Adailma pondera que a reportagem fornece parâmetros de investimento no segmento como um novo fator de crescimento econômico para o Estado e para a Capital.
"Investidores viram nesse mercado um porto mais seguro. E Fortaleza demonstra sua atratividade não só no turismo, mas também como cidade desejada para se morar", afirma.
Confira lista com as produções premiadas
Priscila Yazbek – Infomoney (SP) – 7 passos para negociar as dívidas, juntar dinheiro e começar a investir em 2021
Zuila Frutuoso, David Duarte, Ewerton Lima – TV Cabo Branco (PB) – Volta por cima: Mesmo na pandemia, mercado imobiliário aquece na Paraíba
Lorena Malucelli Pelanda – Rádio Band News FM (PR) – Setor imobiliário comemora expansão em plena pandemia
Cassia Regina Rocha de Almeida – O Globo (RJ) – País fica sem politica para 42% das famílias sem casa
Karla Mamona, Marcelo Sakate, Bianca Alvarenga, Marilia Almeida, Beatriz Quesada – Exame (SP) – A nova onda dos imóveis/Tendências de Compras/Fundos Imobiliários
Fernanda Guimarães – O Estado de S.Paulo (SP) – Venda de imóvel reforça caixa de empresas
Isabela D'Azevedo Leite, Julia Affonso, Leandro Matozo, Cadu Novaes – GloboNews/G1 (SP) – Receita identifica irregularidades em fundos imobiliários que causaram prejuízo de até R$ 550 milhões
Circe Bonatelli – Agência Estado (SP) – ‘Fintequização’ faz imobiliáris concorrerem com banco – e receita financeira explode
Sergio Tauhata Ynemine – Valor Econômico (SP) – Selic Mais Alta Pressiona Taxa do Crédito Imobiliário
Amanda Lemos, Fernanda Brigatti – Folha de S.Paulo (SP) – Corrida por entrega rápida aumenta demanda por galpões industriais
Irna Cavalcante – O Povo (CE) – Mesmo com pandemia, Grande Fortaleza vive no mercado imobiliário
Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui