Caixa anuncia crédito pelo celular até R$ 1 mil e em 24 vezes; veja como contratar

O chamado Crédito Caixa Tem atingirá cerca de 100 milhões de clientes do banco e já está disponível para os nascidos em janeiro e fevereiro

11:56 | Set. 27, 2021

Por: Beatriz Cavalcante
Veja como fazer atualização do cadastro e aplicativo para solicitar empréstimo no Caixa Tem e saiba quem tem direito de pedir o crédito digital (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira, 27, que vai liberar contratação de crédito direto pelo celular, no valor entre R$ 300 e R$ 1 mil e parcelas em até 24 vezes.

Segundo o banco, o chamado Crédito Caixa Tem pode ser solicitado por cerca de 100 milhões de clientes.  

A atualização cadastral e a solicitação do crédito, sujeito à aprovação, estarão disponíveis de forma escalonada aos clientes que já possuem contas digitais no Caixa Tem, com liberação conforme o mês de aniversário.

Para os nascidos em janeiro e fevereiro, a opção já está disponível a partir desta segunda-feira, 27. A abertura de conta no aplicativo Caixa Tem para novos usuários será possível a partir do dia 8 de novembro, também de forma escalonada considerando o mês de nascimento.

Conheça as linhas de crédito disponíveis 

• Crédito Caixa Tem Pessoal – Empréstimo com destinação livre para o que o cliente necessitar, inclusive para utilizar em despesas pessoais, como pagamentos de dívidas. 

• Crédito Caixa Tem para o Seu Negócio – Empréstimo para investimento produtivo orientado para despesas do seu negócio, como obter recurso para pagamento aos fornecedores, as contas de água, de luz, de internet, o aluguel, a compra de matérias-primas e/ou mercadorias para revenda, entre outras. 

As duas linhas de crédito se diferenciam quanto à destinação dos recursos. Para ambas as linhas, o valor de contratação é de R$ 300 a R$ 1 mil, a taxa de juros é de 3,99% ao mês, com pagamento em até 24 vezes.

Saiba como contratar o Crédito Caixa Tem

1. O cliente deve atualizar gratuitamente o Caixa Tem nas lojas de aplicativos Google Play ou Apple Store.

2. Em seguida, acessar o Caixa Tem e selecionar “Atualize seu cadastro” no menu.

3. O passo a passo da atualização prevê a digitalização de documento de identidade e foto “selfie” do usuário.

4. O cliente terá a avaliação do seu cadastro concluída em até 10 dias.

5. Após a atualização do cadastro, a conta passa de Poupança Social Digital Caixa para Poupança Digital+.

6. Ao clicar na opção Crédito Caixa Tem, será apresentada a opção para solicitação de empréstimo, a simulação para que o cliente indique o valor e a quantidade de parcelas a serem pagas, com avaliação automática para verificação se o cliente possui limite a ser disponibilizado, conforme solicitado.

7. O empréstimo é creditado exclusivamente na Poupança Digital+ do cliente após a contratação.

8. As parcelas são debitadas mensalmente da mesma conta do cliente.

Observação: Informações sobre como contratar, realizar o pagamento ou mesmo quitar o empréstimo estão disponíveis no site caixa.gov.br/caixatem.

Calendário para pedir empréstimo digital no Crédito Caixa Tem 

A solicitação dos empréstimos por meio do aplicativo será feita de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos clientes Caixa Tem.

Nesta segunda-feira, 27, estará disponível a contratação para os nascidos em janeiro e fevereiro, seguindo até 27 de dezembro, com os nascidos em novembro e dezembro. Confira o calendário completo:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro - 27 de setembro de 2021 (segunda-feira)
  • Nascidos em março e abril - 18 de outubro de 2021 (segunda-feira)
  • Nascidos em maio e junho - 8 de novembro de 2021 (segunda-feira)
  • Nascidos em julho e agosto - 29 de novembro de 2021 (segunda-feira)
  • Nascidos em setembro e outubro - 13 de dezembro de 2021 (segunda-feira)
  • Nascidos em novembro e dezembro - 27 de dezembro de 2021 (segunda-feira)  

Como pedir Crédito Caixa Tem para quem não é cliente

A partir de 8 de novembro, novos clientes podem abrir sua conta no Caixa Tem e ter acesso aos serviços da conta Poupança Digital+.

A possibilidade de solicitação de crédito também será disponibilizada para novos usuários, ou seja, todos os brasileiros poderão ter sua conta digital na Caixa e solicitar o Crédito Caixa Tem.

Calendário do Crédito Caixa Tem para novos clientes

A oferta dos empréstimos para novos clientes segue calendário que se inicia em 8 de novembro. Confira:

  • Nascidos em janeiro, fevereiro, março abril, maio e junho - 8 de novembro de 2021 (segunda-feira)
  • Nascidos em julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro - 27 de dezembro de 2021 (segunda-feira)

Por que realizar a atualização cadastral no Caixa Tem

A atualização cadastral é necessária para prover as informações necessárias para a avaliação de risco de crédito do cliente, uma vez que a Poupança Social Digital foi aberta sem todos os dados para solicitação e avaliação do empréstimo, como exemplo a renda e endereço.

Além disso, a Lei nº. 14.075/2020 estabelece que a Conta Poupança Social Digital, criada com a finalidade de viabilizar o crédito de benefícios sociais, possa ser convertida em Conta Poupança Digital após o cliente realizar a complementação de seus dados cadastrais. Dessa forma, a conta passa a oportunizar a oferta de produtos e serviços bancários disponíveis em contas poupança tradicionais.

O que é o Caixa Tem e o que ele oferece

O Caixa Tem é uma plataforma bancária, que permite o recebimento e movimentação de recursos financeiros por meio de conta digital. A tecnologia é acessível para Pessoas com Deficiência (PcD) visual ou com dificuldade de compreensão e interpretação de textos.

As contas digitais são isentas de tarifa mensal de manutenção e oferecem serviços básicos gratuitos, tais como: 

• Até dois saques por mês em terminal de autoatendimento e unidades lotéricas.

• Até três transferências por mês para contas de depósitos de outros bancos.

• Transferências ilimitadas para contas da Caixa.

• Emissão de até dois extratos por mês.

São produtos e serviços do Caixa Tem

• Empréstimos.

• Pix e transferências.

• Pagamentos no app e nas casas lotéricas.

• Pagamentos em maquininhas com QR Code.

• Cartão de débito virtual.

• Recarga de celular.

• Contratação de seguro.

• Consulta a benefícios sociais.

• Saldos e extratos.

• Saques.