Ceará estuda cobrar reparação da Ford na Justiça após fechamento da Troller
A Ford anunciou no início de agosto o fechamento definitivo da fábrica da Troller, em Horizonte. O POVO apurou que caso está sendo analisado pela Procuradoria Geral do EstadoO anúncio da Ford de que irá encerrar as atividades da Troller na fábrica em Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza), deve gerar repercussões na Justiça. Isso porque o Governo do Ceará analisa a possibilidade de cobrar judicialmente da Ford reparação por conta do fim da operação da marca, que é originária do Ceará, e emprega quase 500 pessoas.
O caso já está em análise no gabinete do procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana. A Procuradoria-Geral do Estado deve dar o sinal se é cabível o processo e a decisão final será do governador do Estado, Camilo Santana (PT). Quem confirmou a existência dessa análise ao O POVO foi o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet), Maia Júnior.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O POVO apurou que a Prefeitura de Horizonte também reúne documentações e analisa se entra junto com o Estado na causa.
Linha do tempo
- 2007 - Em 3 de janeiro veio a confirmação da venda da Troller para a Ford. O controlador da cearense, Mário Araripe, informou que a gigante automobilística investiria R$ 400 milhões na expansão da marca. Na época da venda, a produção do jipe havia saltado consideravelmente em comparação a 1999: agora um modelo era produzido a cada 23 minutos.
- 2014 - Foi reinaugurada a planta da Troller em Horizonte.
- 2021 - Janeiro: A Ford anunciou que fecharia a fábrica da Troller, em Horizonte. Para que o "luto" não acontecesse, o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias (PDT) e Governo do Ceará esperavam que a Ford vendesse a operação da marca cearense, comprada pelos norte-americanos em 2007. Na época, 470 trabalhadores eram empregados na fábrica.
- A partir daquele momento, o Governo do Estado, com interesse em manter a operação da marca, passou a "intermediar" mesmo que informalmente e reunir investidores interessados em adquirir a operação da Troller. Em conversa com a Ford, em fevereiro, foram definidos termos básicos da companhia para que o negócio pudesse ocorrer.
- Em julho, o titular da Sedet, Maia Júnior, chegou a afirmar que quatro potenciais compradores que atendiam aos requisitos da Troller haviam sido encaminhados pelo Estado para a companhia.
- Em 5 de agosto, a Ford anunciou que não encontrou comprador para a marca Troller e anteciparia o encerramento das atividades da fábrica de Horizonte de dezembro de 2021 para setembro a produção de veículos Troller, em seus modelos T4 Xlt e TX4, e para 30 de novembro a produção de peças.
- No dia 16 de agosto, o presidente da Ford na América do Sul se reuniu com Camilo Santana (PT), mas não houve êxito em reverter a decisão.
- Fonte: O POVO.DOC