Ceará estuda cobrar reparação da Ford na Justiça após fechamento da Troller
A Ford anunciou no início de agosto o fechamento definitivo da fábrica da Troller, em Horizonte. O POVO apurou que caso está sendo analisado pela Procuradoria Geral do Estado
18:03 | Ago. 26, 2021
O anúncio da Ford de que irá encerrar as atividades da Troller na fábrica em Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza), deve gerar repercussões na Justiça. Isso porque o Governo do Ceará analisa a possibilidade de cobrar judicialmente da Ford reparação por conta do fim da operação da marca, que é originária do Ceará, e emprega quase 500 pessoas.
O caso já está em análise no gabinete do procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana. A Procuradoria-Geral do Estado deve dar o sinal se é cabível o processo e a decisão final será do governador do Estado, Camilo Santana (PT). Quem confirmou a existência dessa análise ao O POVO foi o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet), Maia Júnior.
O POVO apurou que a Prefeitura de Horizonte também reúne documentações e analisa se entra junto com o Estado na causa.
Leia mais
Linha do tempo
- 2007 - Em 3 de janeiro veio a confirmação da venda da Troller para a Ford. O controlador da cearense, Mário Araripe, informou que a gigante automobilística investiria R$ 400 milhões na expansão da marca. Na época da venda, a produção do jipe havia saltado consideravelmente em comparação a 1999: agora um modelo era produzido a cada 23 minutos.
- 2014 - Foi reinaugurada a planta da Troller em Horizonte.
- 2021 - Janeiro: A Ford anunciou que fecharia a fábrica da Troller, em Horizonte. Para que o "luto" não acontecesse, o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias (PDT) e Governo do Ceará esperavam que a Ford vendesse a operação da marca cearense, comprada pelos norte-americanos em 2007. Na época, 470 trabalhadores eram empregados na fábrica.
- A partir daquele momento, o Governo do Estado, com interesse em manter a operação da marca, passou a "intermediar" mesmo que informalmente e reunir investidores interessados em adquirir a operação da Troller. Em conversa com a Ford, em fevereiro, foram definidos termos básicos da companhia para que o negócio pudesse ocorrer.
- Em julho, o titular da Sedet, Maia Júnior, chegou a afirmar que quatro potenciais compradores que atendiam aos requisitos da Troller haviam sido encaminhados pelo Estado para a companhia.
- Em 5 de agosto, a Ford anunciou que não encontrou comprador para a marca Troller e anteciparia o encerramento das atividades da fábrica de Horizonte de dezembro de 2021 para setembro a produção de veículos Troller, em seus modelos T4 Xlt e TX4, e para 30 de novembro a produção de peças.
- No dia 16 de agosto, o presidente da Ford na América do Sul se reuniu com Camilo Santana (PT), mas não houve êxito em reverter a decisão.
- Fonte: O POVO.DOC