Brasil tem duas cervejas entre as 20 mais valiosas do mundo; veja lista

Skol e Brahma constam no ranking e chinesa Moutai é a bebida que lidera na pesquisa BrandZ da Kantar, avaliada em US$ 109,3 milhões

11:54 | Ago. 24, 2021

Por: Beatriz Cavalcante
Entre marcas de cerveja da Ambev estão Antarctica, Beck's, Bohemia, Brahma, Budweiser e Skol (foto: Divulgação)

O Brasil figura com duas cervejas no ranking da BrandZ da Kantar das 20 destas bebidas mais valiosas do mundo em 2021. As marcas Skol, em nono lugar e com valor de US$ 7,303 milhões, e a Brahma, em 16º de posição e valor de US$ 3,834 milhões, são as brasileiras neste levantamento.

No topo de destaque está a chinesa Moutai, que cresceu 103% no último ano e atingiu um montante de US$ 109,3 milhões.

A Moutai é um baijiu (licor) feito à base de sorgo produzido pela Kweichow Moutai. Uma garrafa de meio litro custa em média 1.498 yuan (cerca de R$ 1.250), segundo a Kantar.

"A marca vem sendo adquirida, principalmente, por integrantes da crescente classe média do país, que buscam a sensação de luxo e o status que seu consumo traz", frisa o levantamento BrandZ Marcas Globais Mais Valiosas 2021, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria. 

De acordo com a análise, as 20 maiores companhias de bebidas alcoólicas totalizaram US$ 245,3 milhões, o que aponta uma alta de 49% em relação ao ranking de 2020. O valor ainda posiciona o setor acima de categorias como Cuidados Pessoais, Automóveis e Luxo.

Destaques

Outro destaque no ranking Kantar foi a marca Wu Liang Ye, baijiu feito com cinco grãos orgânicos e fabricado pela Wuliangye Yibin, concorrente direto da Moutai. A companhia ocupa a terceira posição da categoria, com valor de mercado de US$ 14,5 milhões.

A mexicana Corona, por sua vez, reforçou seu posicionamento graças a um lançamento. Trata-se da Corona Hard Seltzer, água com gás alcoólica saborizada que está fazendo sucesso nos Estados Unidos, a ponto de render US$ 40 milhões para a empresa.

"No México, o aumento nas vendas em mercearias e lojas de bebidas cobriu a queda de 50% nos restaurantes. No BrandZTM, a marca ocupa a sétima colocação, com US$ 8,8 milhões", detalha a pesquisa. 

Veja 20 marcas de cerveja mais valiosas no BrandZ 2021

Ranking 2021
Marca
País de Origem
Valor 2021 (Milhões)
Valor 2020 (Milhões)
1Moutai
ChinaUS$ 109,330US$ 57,755
2BudweiserEUA
US$ 16,173US$ 14,654
3Wu Liang Ye
ChinaUS$ 14,539N/A
4Heineken
Países BaixosUS$ 12,879US$ 11,136
5Stella Artois
BélgicaUS$ 10,901US$ 9,975
6Bud Light
EUAUS$ 9,373US$ 9,702
7CoronaMéxico
US$ 8,893US$ 7,853
8Jack Daniel’s
EUAUS$ 7,766N/A
9SkolBrasilUS$ 7,303
US$ 6,819
10CassCoreia do SulUS$ 7,024
N/A
11HennessyFrança
US$ 5,845N/A
12National Cellar 1573
ChinaUS$ 4,921N/A
13TecateMéxicoUS$ 4,186
N/A 
14SmirnoffRússiaUS$ 4,113
N/A
15GuinnessIrlandaUS$ 3,846US$ 3,930
16BrahmaBrasilUS$ 3,834US$ 3,733
17YangheChinaUS$ 3,718
N/A
18Michelob UltraEUAUS$ 3,715
N/A
19ModeloMéxicoUS$ 3,472US$ 3,326
20AsahiJapãoUS$ 3,472N/A 

 Fonte: Kantar