Brasil tem duas cervejas entre as 20 mais valiosas do mundo; veja lista
Skol e Brahma constam no ranking e chinesa Moutai é a bebida que lidera na pesquisa BrandZ da Kantar, avaliada em US$ 109,3 milhões
11:54 | Ago. 24, 2021
O Brasil figura com duas cervejas no ranking da BrandZ da Kantar das 20 destas bebidas mais valiosas do mundo em 2021. As marcas Skol, em nono lugar e com valor de US$ 7,303 milhões, e a Brahma, em 16º de posição e valor de US$ 3,834 milhões, são as brasileiras neste levantamento.
No topo de destaque está a chinesa Moutai, que cresceu 103% no último ano e atingiu um montante de US$ 109,3 milhões.
A Moutai é um baijiu (licor) feito à base de sorgo produzido pela Kweichow Moutai. Uma garrafa de meio litro custa em média 1.498 yuan (cerca de R$ 1.250), segundo a Kantar.
"A marca vem sendo adquirida, principalmente, por integrantes da crescente classe média do país, que buscam a sensação de luxo e o status que seu consumo traz", frisa o levantamento BrandZ Marcas Globais Mais Valiosas 2021, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.
De acordo com a análise, as 20 maiores companhias de bebidas alcoólicas totalizaram US$ 245,3 milhões, o que aponta uma alta de 49% em relação ao ranking de 2020. O valor ainda posiciona o setor acima de categorias como Cuidados Pessoais, Automóveis e Luxo.
Destaques
Outro destaque no ranking Kantar foi a marca Wu Liang Ye, baijiu feito com cinco grãos orgânicos e fabricado pela Wuliangye Yibin, concorrente direto da Moutai. A companhia ocupa a terceira posição da categoria, com valor de mercado de US$ 14,5 milhões.
A mexicana Corona, por sua vez, reforçou seu posicionamento graças a um lançamento. Trata-se da Corona Hard Seltzer, água com gás alcoólica saborizada que está fazendo sucesso nos Estados Unidos, a ponto de render US$ 40 milhões para a empresa.
"No México, o aumento nas vendas em mercearias e lojas de bebidas cobriu a queda de 50% nos restaurantes. No BrandZTM, a marca ocupa a sétima colocação, com US$ 8,8 milhões", detalha a pesquisa.
Veja 20 marcas de cerveja mais valiosas no BrandZ 2021
Ranking 2021 | Marca | País de Origem | Valor 2021 (Milhões) | Valor 2020 (Milhões) |
1 | Moutai | China | US$ 109,330 | US$ 57,755 |
2 | Budweiser | EUA | US$ 16,173 | US$ 14,654 |
3 | Wu Liang Ye | China | US$ 14,539 | N/A |
4 | Heineken | Países Baixos | US$ 12,879 | US$ 11,136 |
5 | Stella Artois | Bélgica | US$ 10,901 | US$ 9,975 |
6 | Bud Light | EUA | US$ 9,373 | US$ 9,702 |
7 | Corona | México | US$ 8,893 | US$ 7,853 |
8 | Jack Daniel’s | EUA | US$ 7,766 | N/A |
9 | Skol | Brasil | US$ 7,303 | US$ 6,819 |
10 | Cass | Coreia do Sul | US$ 7,024 | N/A |
11 | Hennessy | França | US$ 5,845 | N/A |
12 | National Cellar 1573 | China | US$ 4,921 | N/A |
13 | Tecate | México | US$ 4,186 | N/A |
14 | Smirnoff | Rússia | US$ 4,113 | N/A |
15 | Guinness | Irlanda | US$ 3,846 | US$ 3,930 |
16 | Brahma | Brasil | US$ 3,834 | US$ 3,733 |
17 | Yanghe | China | US$ 3,718 | N/A |
18 | Michelob Ultra | EUA | US$ 3,715 | N/A |
19 | Modelo | México | US$ 3,472 | US$ 3,326 |
20 | Asahi | Japão | US$ 3,472 | N/A |
Fonte: Kantar