Parceria vai criar Câmara de Comércio Brasil Argentina no Ceará

O Ceará tem na Argentina o terceiro parceiro comercial, principalmente pelo fornecimento de calçados e compra expressiva de cereais devido ao polo industrial de panificação

14:25 | Ago. 11, 2021

Por: Beatriz Cavalcante
Na foto, o presidente da Fecomercio, Luiz Gastão Bittencourt estimula Rômulo Alexandre Soares, vice-presidente Nordeste da Federação das Câmaras de Comércio Exterior e o atual coordenador do Fórum Permanente de Câmaras de Comércio Exterior no Ceará, Hermes Monteiro (foto: Reprodução Linkedin)

Terceiro mais importante parceiro comercial do Estado, a Argentina terá Câmara de Comércio Brasil instalada no Ceará. 

Os planos são liderados pelos Sistemas Fecomércio e Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), com apoio do Consulado da Argentina no Nordeste.

A Assembleia Geral de constituição da Câmara de Comércio Brasil Argentina (CBACE) está programada para amanhã, quinta-feira, 12 de agosto, na Fecomércio Ceará.

Na terça-feira, 10, e hoje, quarta-feira, 11, estão sendo organizados os últimos detalhes protocolares e jurídicos na criação da entidade.

Esta organização de documentos é realizada por Marcos Pompeu, que já presidiu a Câmara Setorial de Comércio e Investimento da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Hermes Monteiro, que coordena o Fórum de Camaras de Comércio Exterior e Rômulo Alexandre Soares, que é vice-presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior, e somam as suas experiências a Juliana Tosato Espeche, secretária-executiva da CBACE, e Igor Maia Gonçalves, consultor jurídico corporativo da APSV Advogados.

"Com essa nova Câmara, o Ceará fortalece sua diplomacia econômica empresarial, seguindo os mesmos passos que foram dados desde 2001 quando foi fundada a Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBPCE) e, na sequência, Angola, China, Cabo Verde, EUA, Itália, Alemanha, Espanha, França e Holanda, além do escritório comercial de Israel", frisa Rômulo, da Federação das Câmara de Comércio Exterior.

Comércio com argentinos

Atrás dos Estados Unidos e China, a Argentina é o terceiro em parceria com o Ceará em termos de corrente de comércio (soma das importações e exportações). De janeiro a julho deste ano, 2,9% das exportações cearenses (cerca de US$ 40,6 milhões) foram para o país.

No sentido inverso, 7,6% (cerca de US$ 132 milhões) das compras internacionais do Ceará foram provenientes da Argentina.

Destacam-se dentre os produtos os calçados, em que o Estado é um dos maiores fornecedores para a Argentina, o segundo para o mundo.

Já do país argentino compramos, sobretudo, cereais, devido ao expressivo polo industrial de panificação, confeitaria e massas. Esse produto é o segundo principal item adquirido pelo Ceará ao mundo.