Novo concurso público da Caixa Econômica com 10 mil vagas: veja o que se sabe

O edital está previsto para ser publicado em setembro. Serão 4 mil vagas efetivas, 5,2 mil para estágio e jovens aprendizes e 800 para recepcionistas e vigilantes

18:36 | Jul. 22, 2021

Por: Rede Nordeste
Das 4 mil vagas para empregados, 3 mil serão destinadas à convocação de aprovados no concurso que ainda está em vigor (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou nessa segunda-feira, 19, a abertura de um novo concurso para a contratação de 10 mil funcionários. Segundo o banco, serão 4 mil vagas efetivas, 5,2 mil para estágio e jovens aprendizes e 800 para recepcionistas e vigilantes. O edital deve ser publicado no mês de setembro.

Data de realização do concurso

Segundo o banco, o edital do novo concurso está previsto para ser publicado em setembro. Desta forma, as inscrições devem ser abertas em até 60 dias após o lançamento do edital, conforme estabelece a lei. Além disso, as inscrições só são possíveis de serem realizadas após a publicação do edital.

Vagas ofertadas

Das 4 mil vagas para empregados, 3 mil serão destinadas à convocação de aprovados no concurso que ainda está em vigor. Para tanto, porém, é necessária a aprovação pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) do Governo Federal. Além disso, haverá 1 mil vagas para pessoas com deficiência aprovadas em um novo certame, cuja publicação do edital deve ocorrer até setembro deste ano, segundo previsões do banco público.

+ Caixa convoca 3 mil aprovados em concurso e abre seleção para mil deficientes

Estágio e Jovem Aprendiz

A contratação de jovens aprendizes para atuação na Caixa ocorrerá por meio de parceria com entidades sem fins lucrativos, selecionadas por meio de chamada pública e conveniadas para essa finalidade, conforme a Lei de Aprendizagem, segundo a instituição. Já os estagiários serão selecionados a partir da lista de aprovados em processo de seleção realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

“Caso seja identificada a necessidade de abertura de mais vagas, novas seleções poderão ser feitas pelo CIEE futuramente”, destacou a estatal.

Profissionais terceirizados

Para o serviço de vigilância e recepção em suas unidades, serão contratadas empresas especializadas. Para a contratação dos profissionais, as empresas devem observar as normas legais relacionadas às atividades de vigilância e recepção, assim como as exigências contratuais. “A Caixa ressalta que a alocação de serviço de vigilância e recepcionistas ocorrerá em todo o território nacional, variando de acordo com a demanda das unidades”, finaliza a Caixa, em nota.

+ Auxílio emergencial 2021: Veja calendário com datas atualizadas da quarta parcela

O que estudar

Se for seguir o modelo de avaliação da última seleção da Caixa, os candidatos devem se preparar estudando assuntos das áreas de Língua Portuguesa; Matemática; Raciocínio Lógico; Atualidades; Ética; Legislação Específica; e Conhecimentos específicos.

Novas unidades da Caixa

A Caixa anunciou, nessa terça-feira, 20, a ampliação do plano de expansão do banco, que terá 268 novas unidades, sendo 168 de varejo e 100 especializadas no atendimento a clientes do agronegócio. Com essa ação, o banco estará presente em todos os municípios brasileiros com mais de 40 mil habitantes.

Das 168 unidades de varejo, 70 serão abertas na região Nordeste: 24 no Maranhão, 17 no Ceará, 11 em Pernambuco, 4 na Bahia, 8 na Paraíba, 2 no Piauí, 2 no Rio Grande do Norte, 1 em Sergipe e 1 em Alagoas. Na região Norte, são 50 novas unidades, sendo 28 delas no Pará, 14 no Amazonas, 4 em Rondônia e 2 no Amapá. Na região Sudeste, serão inauguradas 30 unidades: 7 em Minas Gerais, 13 em São Paulo, 7 no Rio de Janeiro e 3 no Espírito Santo.

Para a região Centro-Oeste, a CAIXA vai abrir 14 unidades: 7 no Mato Grosso, 1 em Goiás e 5 no Mato Grosso do Sul. Na região Sul, serão abertas quatro novas unidades de varejo, sendo 1 no Paraná, 2 em Santa Catarina e 1 no Rio Grande do Sul.

Serão inauguradas unidades para o crédito rural em todos os estados do País. Elas contam com gerentes especializados em crédito rural, com atuação dedicada no atendimento aos produtores rurais. A primeira das 100 unidades voltadas para o agronegócio foi inaugurada no início do mês de julho, em Dourados (MS).