Confira como realizar consulta do resultado da perícia médica do INSS pelo site, aplicativo e telefone
A consulta pode ser feita pelo aplicativo "Meu INSS", pelo site ou ainda por telefone. O POVO explica como realizar procedimento em cada plataforma de atendimento
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a disponibilizar consulta aos resultados das perícias médicas realizadas nos primeiros meses de 2021 para solicitação de benefícios sociais. O POVO lista abaixo os canais e mostra como o solicitante pode ter acesso ao resultado do exame feito.
Não recebeu a 3ª parcela do auxílio emergencial? saiba como contestar
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Após realização do exame, o segurado pode monitorar o andamento do pedido por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para sistemas operacionais de celulares Android e iOS, pelo site do Instituto ou ainda por telefone.
Ao acessar o aplicativo, será necessário realizar um cadastro, caso o beneficiários ainda não o tenha feito. Após o login, o usuário deve buscar a opção "resultado do benefício por incapacidade" e então conferir na lista exibida o status do exame de perícia feito. O resultado pode levar até 90 dias corridos para ser processado.
A consulta pelo site do INSS é feita de forma semelhante ao da verificação pelo aplicativo. Além destes canais, a entidade também disponibiliza uma central de atendimento por telefone, por meio do número 135.
Os atendimentos por telefone podem ser realizados de segunda-feira a sábado das 7 horas às 22 horas, pelo horário de Brasília. Ao ser atendido, o beneficiário deverá informar o número do requerimento do benefício, nome completo, data de nascimento e CPF para que o atendente possa consultar o andamento do processo.
A perícia médica para qual o resultado já começa a ser disponibilizado refere-se a pedidos de auxílio-doença, benefício por incapacidade, Pedido de Prorrogação (PP) - que estende o afastamento do trabalho por motivo de saúde - e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Confira os novos prazos de análise de seguros sociais do INSS e saiba até quando seu pedido deve ser analisado:
Somente os pedidos de salário-maternidade tiveram o tempo de análise reduzido, saindo de 45 para 30 dias. Os processos que pedem aposentadoria por invalidez não tiveram os prazos máximos para analise alterados, permanecendo o período de 45 dias para parecer final do INSS.
Com relação aos outros sete tipos de auxílios solicitados à entidade, todos tiveram aumentos nos prazos de julgamento, saindo de 45 para até 90 dias. O POVO lista abaixo a tabela atualizada dos prazos máximos de análise dos benefícios solicitados ao INSS, que entram em vigor nesta quinta-feira, 10 de junho, com validade inicial de 2 anos.
>> Com prazo de até 90 dias para análise:
- Benefício assistencial à pessoa com deficiência
- Benefício assistencial ao idoso
- Aposentadorias, salvo por invalidez
>> Com prazo de até 60 dias para análise:
- Pensão por morte
- Auxílio reclusão
- Auxílio acidente
>> Com prazo de até 45 dias para análise
- Auxílio doença comum e por acidente do trabalho (auxílio temporário por incapacidade)
- Aposentadoria por invalidez comum e acidentária (aposentadoria por incapacidade permanente)
>> Com prazo de até 30 dias para análise